Avançar para o conteúdo principal

É tempo de agir! | Algumas Dicas




Na semana passada, partilhei convosco um post muito importante acerca da atual situação do nosso planeta e do meio ambiente. Partilhei alguns valores bastante assustadores sobre a poluição e sobre aquilo que nós, a espécie humana, andamos a fazer com a Terra. 

Assim, hoje trago-vos uma continuação desse post, desta vez com algumas medidas que estão ao alcance de todos nós para mudarmos um pouco a nossa vida. É claro que sozinhos não vamos mudar o mundo, mas se cada um de nós for efetuando algumas mudanças na sua vida e encorajando os outros que nos são próximos a fazê-las também, já estaremos a contribuir um pouco. 

1. Evitem talheres, louça e garrafas de água de plástico descartável.
Com a relevância que este tema tem ganho, já nos são oferecidas diferentes alternativas ao plástico descartável nos supermercados. No que toca a talheres de plástico, já existem de madeira, de plástico não descartável e os tradicionais de metal; copos e pratos existem também em plástico não descartável, papel ou vidro; as garrafas de água de vidro bem como as não descartáveis são cada vez mais usuais. Já há opções alternativas também para as palhinhas de plástico: bambu e metal, caso não queiram deixar de as usar completamente (que é aquilo que eu tenho tentado fazer).



2. Reutilizem o papel.
Se puderem evitar imprimir alguma coisa, façam-no e, se tiverem mesmo de imprimir, façam por utilizar folhas de rascunho (já usadas) ou utilizar as duas faces da folha. No fim de reutilizado, e não tendo outra utilidade, coloquem o papel no ecoponto azul a fim de ser reciclado.

3. Não deixem eletrodomésticos ou outros aparelhos em stand-by.
Sempre que "desligamos" os nossos aparelhos domésticos mas eles permanecem com a luzinha vermelha acesa, isso significa que o consumo energético se mantém. O mesmo acontece com os carregadores que deixamos ligados à ficha, mesmo quando já não está lá nada a carregar. O melhor a fazer é desligar mesmo tudo das tomadas sempre que não está a ser utilizado. ("até um televisor com eficiência energética, que fique em stand-by o ano inteiro, consome tanto de eletricidade quanto uma lâmpada que fique acesa um dia e meio.")

4. Desliguem a água sempre que não estiverem a usufruir dela.
Enquanto lavam os dentes, enquanto se ensaboam com champô ou sabão, enquanto lavam a louça... Poupar água é essencial nos tempos que correm. Por exemplo, enquanto a água está a aquecer para o duche, coloquem um balde debaixo do chuveiro a apará-la para depois poder ser usada com outra finalidade. E, se não tiverem um autoclismo de dupla descarga, coloquem uma garrafa de água de 1,5l cheia no interior do autoclismo para ocupar espaço e cada descarga ter menor quantidade de água.

5. Escolham roupas mais amigas do ambiente.
Evitem roupas com fibras (ex: poliéster) e lavem as roupas sintéticas dentro de um sacro próprio, para que estas não libertem microplásticos para a água. Nas lavagens da roupa, encham bem a máquina para evitar gastos de água desnecessários. Quando comprarem roupa, tentem comprar em lojas em segunda mão e pensem duas vezes se precisam realmente de comprar aquela peça ou se é apenas um ataque de consumismo. Tentem reutilizar ao máximo a roupa, doando-a a quem precisa ou transformando-a noutras coisas.

6. Se vos for possível, evitem deslocar-se de carro.
Se puderem, por exemplo, fazer o percurso até à vossa faculdade ou ao vosso local de trabalho a pé ou de bicicleta, façam-no em detrimento dos veículos automóveis. Se não for possível, usem transportes públicos ou tentem optar por carros elétricos, que são bastante mais ecológicos. 

7. Prolonguem a vida de tudo aquilo que não podem evitar utilizar.
Isto é, tentem reutilizar tudo aquilo que for possível, doar os bens que já não usarem mas que continuem em boas condições de uso e reduzir o consumo de tudo aquilo que não for absolutamente necessário e imprescindível. 

8. Reciclem.
Apesar de haver muitas teorias contra a reciclagem, esta continua a ser muito importante. A separação dos lixos permite um melhor aproveitamento dos mesmos para poderem ser transformados noutras coisas com novas utilidades. 


9. Troquem as escovas de dentes de plástico.
Tal como vos falei no primeiro ponto, já há imensas alternativas ao plástico. Atualmente, já se começa a ouvir falar de escovas de dentes de bambu, que são muito mais amigas do ambiente.


10. Mulheres, o copo menstrual é amigo do ambiente. 
A verdade é que todas nós sabemos o lixo que fazemos durante o período menstrual, pois todos os pensos higiénicos e tampões são feitos de plástico. O copo menstrual parece ter vindo para ficar e é uma solução muito mais ecológica e rentável - há que começar a pensar nisto, meninas. 


Como vêem todas estas dicas são muito simples de pôr em prática, basta ganharmos alguma consciência das coisas e começar a mudar os nossos hábitos. Num instante, passaremos a viver uma vida muito mais ecológica e contribuir um pouquinho para mudar o mundo (pelo menos, o nosso).


Comentários

  1. há mais uma dica que pouca gente fala: diminuir ou acabar com o consumo de carne, que é um ENORME e dos principais problemas! :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são