Avançar para o conteúdo principal

Valores que assustam | Meio Ambiente

Olá, dreamers. Como estão?

O tema que hoje vos trago é bastante sério e, sinceramente, preferia não falar dele porque era sinal de que não consistia num problema. A questão aqui é que vos venho falar de um problema do nosso quotidiano e que todos os dias se torna mais grave. Venho falar-vos aqui dos maus tratos que o nosso planeta tem sofrido por nossa causa - os humanos - e que todos os dias têm consequências avassaladoras. Cada vez mais se fala de alterações climáticas, de todas as formas de poluição, de animais que morrem nos mares por causa das toneladas de plástico que consumimos e deitamos fora... Apesar de todos os alertas que têm sido feitos, acredito que ainda há muita gente sem consciência do que realmente está a acontecer com o nosso planeta.


Assim, e porque eu acho que não há nada que nos chame mais atenção e que nos convença mais da realidade do que números concretos, resolvi pesquisar algumas estatísticas acerca deste assunto para partilhar convosco. É de salientar que todos os valores que aqui vos vou apresentar estão comprovados e apresentar-vos-ei os artigos de onde os retirei. Aqui ficam 10 dados estatísticos alarmantes acerca do meio ambiente:

  • Segundo um programa da ONU, aproximadamente 23% de todas as mortes prematuras no mundo são causadas por problemas de degradação ambiental. [Se quiserem saber mais sobre isto, podem consultar este artigo.]
  • Dados revelados pela OMS indicam que 9 em cada 10 pessoas respiram ar poluído e contaminado, sendo que todos os anos morrem 7 milhões de pessoas por causas relacionadas com a poluição. [Se quiserem saber mais sobre isto, podem consultar este artigo.]
  • A OMM (Organização Meteorológica Mundial) afirma que os 20 anos mais quentes de sempre foram registados nos últimos 22 anos, sendo que os anos de 2015 a 2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking.
  • Até 2100, as temperaturas poderão subir entre 3 e 5ºC.
  • Juntos, a China e os EUA emitem 40% da totalidade de emissões de gases com efeito de estufa do planeta inteiro.
  • 95% das cidades que apresentam riscos climáticos graves encontram-se na Ásia e em África, nomeadamente as cidades que estão a ter um crescimento mais rápido.
  • A menos que as emissões de gases com efeito de estufa sejam rapidamente reduzidas, é provável que o Oceano Ártico fique sem gelo até 2050. [Os valores apresentados nos pontos anteriores e este foram retirados do seguinte artigo.]
  • Dos 8,3 mil milhões de toneladas de plástico que foram produzidas, apenas 9% foi reciclado, o que significa que 6,3 mil milhões de toneladas foram transformadas em resíduos de plástico e estão a acumular-se.
  • 8 milhões de toneladas de plástico vão parar, todos os anos, aos oceanos. [Este e o anterior ponto foram retirados do seguinte artigo.]
  • Em Portugal, 72% do lixo existente nas praias é plástico. [Querem saber mais sobre este tópico, consultem este artigo.]
Tinham noção destes valores assustadores? É que eu não e são verdadeiramente preocupados. A verdade é que só uma pessoa não consegue mudar nada, mas se cada um de nós fizer aquilo que está ao seu alcance - que não é assim tão pouco - e todos nos unirmos nesse sentido, aos poucos podemos começar a ver efeitos positivos. Acima de tudo, não podemos nunca perder a esperança na mudança e devemos sempre tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos


Gostava muito de ler as vossas opiniões em relação a este tema e ao post que hoje vos trouxe. Queria ainda saber se gostava que partilhasse convosco algumas coisas que todos podemos fazer para combater a poluição deste que é o único planeta que temos para viver. Falem comigo nos comentários!

Beijinhos grandes

Comentários

  1. Há tantas coisas simples que podemos fazer para mudar o rumo que isto está a seguir... Se tomarmos a iniciativa de consciencializar, já estamos a ajudar. Ao mudarmos o nosso mundo já estamos a ajudar e outras pessoas podem alinhar!

    ResponderEliminar
  2. Esses valores são realmente arrepiantes, principalmente a quantidade de plástico que lá o é reciclado. Porque nós achamos que estamos a fazer bem ao colocar no ecoponto e que estamos a fazer o que devemos e afinal não é bem assim. É triste...e sinto sempre que posso fazer mais (todos nós) mas que sem vontade dos grandes países como a China e EUA, que desajudam em vez de ajudarem fica mais complicado. Mas pronto é pensar nisso o suficiente para mudarmos hábitos mas não o suficiente para não nos deixarmos consumir pelo pânico!
    (God isto ficou muito deep muito rápido, sorry)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo. Acho que se, cada um de nós, tentar mudar um pouquinho a sua vida já é um bom começo. Nunca seremos capazes de mudar o mundo, mas mudarmos a nossa vida é essencial.
      Muito obrigada por partilhares a tua opinião! Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são