Avançar para o conteúdo principal

4 coisas a não esquecer no 1ºdia de aulas


O mês de setembro já chegou e traz com ele o tão famoso regresso às aulas. Chega a altura de começar a comprar material escolar, de preparar tudo para o começo de um novo ano letivo e de começar a criar expetativas para o mesmo. Assim, começa hoje a série do blogue de Regresso às Aulas - 2019. Vai contar com três posts, nos quais vou tentar abordar temas diferentes daqueles que são habitualmente abordados neste tipo de séries e daqueles que eu própria já fui abordando. (Se quiserem espreitar os posts dos outros anos, basta acederem à etiqueta "Regresso às Aulas".)

E sobre o que é que vos vou falar hoje? Vou relembrar-vos de quatro coisas essenciais no primeiro dia de aulas, que não podem mesmo esquecer-se. Contudo - e agora aqui vem o grande plot twist deste post -, as "coisas" de que hoje aqui vou falar não são propriamente "coisas". Vou partilhar convosco uma espécie de quatro "ingredientes" que são fundamentais vocês levarem no primeiro dia de aulas e continuarem a transportá-los durante todo o ano letivo para que este corra bem.


O primeiro ingrediente fundamental para o primeiro dia de aulas é a confiança. Sim, eu sei que não é fácil entrarmos na sala com ar de quem tem o mundo na palma da mão, sobretudo quando vamos enfrentar pessoas que não conhecemos - no caso de mudarem de escola, de turma ou entrarem na faculdade -, mas se nos mostrarmos minimamente confiantes é muito mais fácil sobrevivermos ao primeiro dia. Temos de mostrar que acreditamos em nós e nas nossas capacidades - não só no primeiro dia de aulas, mas durante todo o ano.


Irmos de mente aberta para enfrentar todos os novos desafios que surgirem é algo extremamente importante, sobretudo quando vamos ser confrontados com novos cenários e novas experiências. No caso de quem vai entrar na faculdade, acho que é extremamente ir de mente aberta para conhecer novas pessoas e viver as experiências próprias dessa fase da nossa vida - claro que não somos obrigados a gostar de toda a gente ou fazer coisas de que não gostamos, mas devemos pelo menos ir prontos para descobrir.


Na minha opinião, a motivação anda muitas vezes de mão dada com a confiança. Se formos confiantes, somos muito mais facilmente pessoas motivadas, mas não necessariamente. De qualquer das formas, a motivação é um ingrediente essencial em tudo na nossa vida, especialmente durante o nosso percurso escolar. Seja no primeiro dia de aulas, no segundo ou no quinquagésimo temos de ir sempre motivados para darmos o melhor de nós e alcançarmos os nossos objetivos. A motivação vai ajudar-nos a sermos mais focados e a tornar tudo menos "doloroso".


Por último, mas não menos importante, há um ingrediente que eu acho que é aquele que nos dá o traço distintivo - o sorriso. Cada um de nós tem um sorriso absolutamente único e especial e essa é uma arma que temos de usar a nosso favor. Pensem comigo: no primeiro dia de aulas, mais facilmente socializariam com alguém que apresenta um sorriso aberto e simpático do que com alguém que mantém constantemente a cara fechada, certo? Aí têm! Um sorriso simpático, aberto e disposto a socializar é a melhor arma para serem bem-sucedidos no vosso primeiro dia.


Então, que acham destes ingredientes que vos apresentei? Parecem-vos ser os ideias para a receita de um bom primeiro dia de aulas e de um bom ano letivo?



Comentários

  1. ótimas dicas (:
    São todas essenciais para o regresso às aulas.

    http://arrblogs.blogspot.com/2019/09/back-to-university-supplies-haul.html

    ResponderEliminar
  2. Confesso que estou bastante nervosa e assustada com a faculdade.. mas queria agradecer-te pelas dicas, vou tentar pô-las em prática!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal sentires-te assim, mas pensa que não vais ser a única a estar nessa posição. Vai tudo correr bem, tenho a certeza. Muito boa sorte, minha querida! E obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Amazonas da Sorte Resultado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são