Avançar para o conteúdo principal

À descoberta de Portugal... | Soajo, Arcos de Valdevez

No passado mês de julho, rumei ao norte de Portugal para uns dias de férias em família. Nunca tinha visitado o Gerês e, portanto, foi a minha primeira vez nessa zona. Começo já por dizer que fiquei encantada - que o nosso país é bonito eu já sabia, mas consegui descobrir recantos verdadeiramente paradisíacos. Há tantas maravilhas escondidas no nosso país e nós esquecemo-nos de as apreciar.

Assim sendo, decidi partilhar convosco algumas das fotos que tirei nas minhas férias e dar-vos hoje a conhecer a vila de Soajo, uma pequena freguesia que pertence ao conselho de Arcos de Valdevez. Vou aproveitar para partilhar alguns factos e curiosidades sobre esta vila, de modo a suscitar o vosso interesse a uma futura visita. Espero que gostem!



A pequena vila do Soajo, freguesia do concelho de Arcos de Valdevez, tem uma população de 986 habitantes (segundo dados de 2011) e foi elevada a vila no ano de 2009. É uma das aldeias mais típicas do país, com ruas estreitas e casas antigas que têm sido recuperadas pelos seus habitantes, de modo a combater a desertificação. Uma das suas maiores atrações são os famos espigueiros, tão típicos nesta zona.


Cerca de 24 espigueiros situam-se no cimo de um imponente monte de granito, com vista para a serra. O mais antigo data de 1782, mas todos se mostram num bom estado de conservação. A função dos espigueiros era (e continua a ser) secar o milho, sendo colocados em sítios altos e elevados do chão para que os animais não comessem os cereais e o chão molhado não os estragasse. A cruz no topo dos espigueiros era uma forma de pedir proteção divina para com os sustentos das populações. 



Junto aos espigueiros, encontramos também um monumento de homenagem ao cão do Soajo, que acompanhava os Reis. 


Depois de visitarmos este cantinho, fomos à descoberta da serra e das maravilhas que ela guarda. Acabámos então por encontrar o Poço das Mantas (ao qual não tirei fotografia por lá se encontrarem diversas pessoas ao banho, nomeadamente crianças), que é uma espécie de piscina natural, no meio da natureza, para que os veraneantes possam desfrutas das águas da serra.



Então, o que acharam destes pequenos pedaços que partilhei convosco? Isto é de facto só uma amostra daquilo que o Gerês e, no geral, o nosso país têm para nos oferecer. Espero que tenham gostado! (Já agora, gostavam que partilhasse mais algumas fotos de sítios que visitei?)


Comentários

  1. Olá :)
    Não conheço Gerês (ainda) e, fiquei fascinada com o que contaste ;)
    E, claro, as dicas parecem-me muito bem :)
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são

À descoberta de Portugal... | S. Bento da Porta Aberta & Miradouro da Pedra Bela

Hey, hey! Como estão, dreamers ? Então, antes da rubrica de Regresso às Aulas, já tinha partilhado convosco alguns locais que visitei durante as minhas férias e tinha-vos dito que iria continuar a partilhar algumas coisas convosco. Assim, hoje vou mostrar-vos mais dois locais que visitei e que são ambos de uma grande beleza. Espero que gostem! O santuário de São Bento da Porta Aberta  é o segundo maior santuário em Portugal, atraindo milhares de visitantes, e fica situado entre o verde da belíssima serra do Gerês. Este santuário data de 1615, tendo começado por ser apenas uma pequena ermida; a construção do atual santuário teve início em 1880 e foi dada como terminada em 1895. É caracterizado pelos paineis em azulejo que retratam a vida de S. Bento e pelo retábulo em talha dourada. Mais recentemente, foi construída uma cripta, onde também se encontram painéis de azulejo, e o santuário conta ainda com uma Capela da Adoração, Capela das Confissões, Posto Médico, Parque de Merend