Avançar para o conteúdo principal

À descoberta de Portugal... | Soajo, Arcos de Valdevez

No passado mês de julho, rumei ao norte de Portugal para uns dias de férias em família. Nunca tinha visitado o Gerês e, portanto, foi a minha primeira vez nessa zona. Começo já por dizer que fiquei encantada - que o nosso país é bonito eu já sabia, mas consegui descobrir recantos verdadeiramente paradisíacos. Há tantas maravilhas escondidas no nosso país e nós esquecemo-nos de as apreciar.

Assim sendo, decidi partilhar convosco algumas das fotos que tirei nas minhas férias e dar-vos hoje a conhecer a vila de Soajo, uma pequena freguesia que pertence ao conselho de Arcos de Valdevez. Vou aproveitar para partilhar alguns factos e curiosidades sobre esta vila, de modo a suscitar o vosso interesse a uma futura visita. Espero que gostem!



A pequena vila do Soajo, freguesia do concelho de Arcos de Valdevez, tem uma população de 986 habitantes (segundo dados de 2011) e foi elevada a vila no ano de 2009. É uma das aldeias mais típicas do país, com ruas estreitas e casas antigas que têm sido recuperadas pelos seus habitantes, de modo a combater a desertificação. Uma das suas maiores atrações são os famos espigueiros, tão típicos nesta zona.


Cerca de 24 espigueiros situam-se no cimo de um imponente monte de granito, com vista para a serra. O mais antigo data de 1782, mas todos se mostram num bom estado de conservação. A função dos espigueiros era (e continua a ser) secar o milho, sendo colocados em sítios altos e elevados do chão para que os animais não comessem os cereais e o chão molhado não os estragasse. A cruz no topo dos espigueiros era uma forma de pedir proteção divina para com os sustentos das populações. 



Junto aos espigueiros, encontramos também um monumento de homenagem ao cão do Soajo, que acompanhava os Reis. 


Depois de visitarmos este cantinho, fomos à descoberta da serra e das maravilhas que ela guarda. Acabámos então por encontrar o Poço das Mantas (ao qual não tirei fotografia por lá se encontrarem diversas pessoas ao banho, nomeadamente crianças), que é uma espécie de piscina natural, no meio da natureza, para que os veraneantes possam desfrutas das águas da serra.



Então, o que acharam destes pequenos pedaços que partilhei convosco? Isto é de facto só uma amostra daquilo que o Gerês e, no geral, o nosso país têm para nos oferecer. Espero que tenham gostado! (Já agora, gostavam que partilhasse mais algumas fotos de sítios que visitei?)


Comentários

  1. Olá :)
    Não conheço Gerês (ainda) e, fiquei fascinada com o que contaste ;)
    E, claro, as dicas parecem-me muito bem :)
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena...

Top 3 dos Filmes de Janeiro

Olá, olá, dreamers ! Tudo bem? Fevereiro já começou há quatro dias e, embora com alguns dias de atraso, o post  que vos trago hoje é uma espécie de balanço do mês de janeiro. Um dos meus objetivos para este ano é ver mais filmes e ler mais livros e, uma vez que estive todo o mês de janeiro em casa, decidi dedicar-me bastante a isso durante este mês que passou. Assim, de entre todos os filmes que vi, decidi fazer um top 3 com os meus favoritos para partilhar convosco. Digo desde já que foi uma escolha difícil e, no final do post , irei mencionar mais alguns de que gostei muito.  Quero só fazer uma pequena ressalva para dizer que a disputa entre o primeiro e o segundo lugar foi muito renhida e que não estou 100% certa desta ordem, porque gosto imenso de ambos os filmes. Como são filmes muito diferentes, para mim é difícil estabelecer qual dos dois gostei mais, mas pronto... Lá teve de ser.  1ºlugar: A Star Is Born Este remake  de uma trágica histó...

4 coisas a não esquecer no 1ºdia de aulas

O mês de setembro já chegou e traz com ele o tão famoso regresso às aulas. Chega a altura de começar a comprar material escolar, de preparar tudo para o começo de um novo ano letivo e de começar a criar expetativas para o mesmo. Assim, começa hoje a série do blogue de Regresso às Aulas - 2019 . Vai contar com três posts, nos quais vou tentar abordar temas diferentes daqueles que são habitualmente abordados neste tipo de séries e daqueles que eu própria já fui abordando. (Se quiserem espreitar os posts  dos outros anos, basta acederem à etiqueta "Regresso às Aulas".) E sobre o que é que vos vou falar hoje? Vou relembrar-vos de  quatro coisas essenciais no primeiro dia de aulas , que não podem mesmo esquecer-se. Contudo - e agora aqui vem o grande plot twist deste post  -, as "coisas" de que hoje aqui vou falar não são propriamente "coisas". Vou partilhar convosco uma espécie de quatro "ingredientes" que são fundamentais vocês levarem no p...