Avançar para o conteúdo principal

Luísa


[Nota: O seguinte texto é da minha autoria mas é inspirado no conto “George”, de Maria Judite de Carvalho. Por questões de direitos de autor, obviamente os nomes serão outros e a história também. Apenas a base e alguns pormenores são inspirados no conto original. Se não quiserem, não precisam de o ler. Espero que gostem!]



Luísa desembarcava mais uma vez no país que, nos últimos quinze anos, se tinha tornado seu. Talvez fosse o sítio onde tinha passado mais tempo em toda a sua vida – claro, só sendo superado pela terra onde tinha nascido e vivido até ser independente o suficiente para sair daquele fim do mundo e correr atrás dos seus sonhos. Edimburgo, a cidade onde vivia, era já a sua casa e tinha mais de si do que qualquer outro sitio no mundo. Talvez se ainda tivesse vinte anos tivesse continuado com a sua vida boémia e com as suas constantes mudanças, mas a idade começava a pesar e com ela trazia a necessidade de estabilidade. 

Ao desfazer as malas, Luísa encontrou a fotografia já velha e de cor amarelada que sempre a acompanhava. Não era mais do que um retrato de uma jovem de dezoito anos, na flor da idade, com uma cabeça cheia de sonhos. Apesar de se tratar de si própria, Luísa mal se reconhecia. Talvez os seus traços fossem os mesmos – embora alguns estivessem já escondidos pelas rugas – mas a expressão no seu olhar mudara radicalmente. Aquela Luísa de dezoito anos era ingénua, inocente, nada sabia da vida. Tinha todos os sonhos do mundo dentro de si e era um diamante ainda em bruto, sem ter sido explorado. Ainda vivia naquele meio fechado onde ninguém a compreendia, mas ainda tinha aquela vontade de viajar por todo o mundo e conhecer tudo aquilo que sempre lhe tinham negado.

A Luísa do presente já pouco ou nada tinha da Luísa do passado. O seu olhar era agora cansado, não só do peso da idade mas de todos os desgostos que tinha sofrido nos entretantos. Já nada restava da ingenuidade e da inocência daquela menina da aldeia. Os sonhos que alimentava tinham já sido realizados, todo o seu potencial já tinha sido explorado e sentia-se totalmente estagnada no tempo. A vontade de conhecer o mundo perdera-se com o passar do tempo e com a certeza de que as pessoas não são assim tão diferentes umas das outras. Luísa já sabia demasiado da vida e isso fazia-a gostar cada vez menos de viver.

A solidão há muitos anos que era a sua única companhia. Ela e os seus quadros. Ainda pintava, mas o seu nome no mercado fora-se perdendo. Outros pintores novos tinham chegado e mostrado o seu talento. Traziam um espirito selvagem, sangue novo e técnicas inovadoras. Ela não queria que achassem que ela se sentia frustrada ou magoada, de algum modo, com isso – pelo contrário, ela ficava feliz por saber que ainda havia jovens interessados na arte – mas a verdade é que, sem a pintura, já nada lhe restava e, cada vez mais, Luísa se afundava no fosso da solidão e da tristeza.

Ao olhar aquele retrato, Luísa teve a certeza de que fez muitas coisas de errado na sua vida e teve a certeza de que, agora com a experiência do alto dos seus quase sessenta anos, se pudesse voltar atrás no tempo faria tudo diferente. Mas a verdade é que a vida era como um comboio que não abrandava e muito menos voltava para trás. A vida passava rapidamente e já nada se podia fazer para remediar os erros do passado. E Luísa tinha cometido tantos…! O maior erro da sua vida tinha sido negar todas as suas raízes. Por mais que não se identificasse com aquela mentalidade, com aquelas pessoas, elas eram a sua família e eram as pessoas que a viram tornar-se mulher – devia-lhes amor, sinceridade, compaixão e nunca lhes deu nada disso enquanto teve tempo. Luísa arrependia-se de não ter aproveitado o amor que os seus pais tinham por si enquanto viviam e, agora que estavam mortos, já de nada lhe valia esse arrependimento. Arrependia-se também de ter querido fazer tudo e viver tudo com demasiada pressa. Ao olhar para trás, havia momentos da sua vida que eram manchas esfumadas e que ela mal se lembrava de ter vivido. Viveu tudo com tanta pressa que não aproveitou, que não saboreou as suas vitórias nem chorou as suas derrotas.

Quase com sessenta anos, já não lhe restava nada. Só o arrependimento e a solidão. Não tinha descendência, poucos eram os amigos, o seu trabalho já quase não era valorizado. Para quê continuar a viver? Luísa não sabia, mas sabia que era demasiado cobarde para pôr termo a todo aquele sofrimento. Restava-lhe aguentar os anos que ainda tinha pela frente com a serenidade com que tinha vivido os últimos e continuar a olhar aquele retrato na esperança que os seus pensamentos contribuam para a sua remissão.



Espero que tenham gostado deste textinho da minha autoria.
Beijinhos




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são