Avançar para o conteúdo principal

"Cem Anos de Solidão" | Review

Olá, dreamers

Está tudo bem por esse lado? Espero que março esteja a começar bem e que seja um ótimo mês para todos! O primeiro post aqui no blogue deste mês vai ser uma review de um livro que acabei recentemente. 

Cem Anos de Solidão é um livro que mora cá em casa há já alguns anos e que quer a minha irmã quer o meu pai já tinham lido e comentado sobre o quão bom era. Contudo, no meio de tantos outros em fila de espera, este nunca foi um que despertasse muito o meu interesse. No início deste ano letivo, como em todos os outros, eu tive de escolher um livro de leitura integral obrigatória sobre o qual teria de fazer uma apresentação oral. Por uma questão de comodidade, pois já tinha o livro em casa e o feedback que tinha dele era bom, escolhi o Cem Anos de Solidão para ser a minha apresentação oral deste segundo período. Acabei de o ler na semana passada, já fiz a apresentação oral e só tenho uma palavra a dizer: adorei! Mas vamos lá começar esta review.

Ficha Técnica:
Título: Cem Anos de Solidão (em espanhol, Cien Años de Soledad)
Autor: Gabriel García Márquez 
Género: Romance
Data de lançamento: 1967
O autor recebeu, com esta obra, o Prémio Nobel da Literatura, em 1982.



Sinopse:
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo.» Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Marquez como um dos maiores escritores do nosso tempo. A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro." [fonte]



Opinião Pessoal:
Antes de dar a minha opinião, quero começar por dizer que não acho, de todo, que esta sinopse faça jus a este fantástico livro, mas é realmente difícil encontrar uma sinopse ou resumo que sejas concisos e bons. Este livro é algo muito complexo e simples ao mesmo tempo, que é muito complicado de resumir e de explicar. Com a maior das simplicidades possíveis, posso dizer-vos que conta a história de uma aldeia remota e fictícia, Macondo, e da família Buendía, sendo que ambas se desenvolvem ao mesmo tempo. Nesta obra, nós somos confrontados com temas muito importantes relacionados com a condição humana que nos fazem parar e pensar. Pode ser confusa em alguns momentos, mas no fim tudo se torna claro e até os pormenores que julgarmos não serem importantes fazem todo o sentido. Reafirmando aquilo que disse no início deste post, eu adorei este livro e recomendo-o vivamente, mas deixo já aqui a ressalva de que é um livro que tem de ser lido com tempo porque pode ser confuso nalguns momentos. De qualquer das formas, é realmente fantástica a forma como García Márquez nos consegue prender às suas personagens e à sua escrita - o Prémio Nobel foi totalmente merecido, na minha opinião.

Para terminar, deixo-vos aqui uma das minhas citações favoritas do livro e espero que ela vos abra a curiosidade para lerem esta obra - caso não a conheçam e/ou ainda não a tenham lido.

"Com efeito, desde que o encontrara nos baús de Aureliano Segundo, Fernanda punha muitas vezes o vestido de rainha já muito comido pelas traças. Quem quer que a tivesse visto diante do espelho, extasiada pelas suas próprias poses monárquicas, teria podido pensar que estava louca. Mas não. Tinha, simplesmente, transformado as roupagens reais numa máquina de lembranças. Da primeira vez que as vestiu não conseguiu evitar que se lhe fizesse um nó no coração e que os olhos se lhe enchessem de lágrimas, porque naquele instante voltou a sentir o cheiro a graxa das botas do militar que foi busca-la a casa para a fazer rainha, e a alma cristalizou-se-lhe com a nostalgia dos sonhos perdidos. Sentiu-se tão velha, tão acabada, tão distante das melhores horas da sua vida, que até teve saudade das que recordava como sendo as piores, e só então descobriu quanta falta lhe faziam as lufadas de orégãos no corredor, e o aroma das roseiras ao entardecer e até a natureza bocal dos forasteiros. O seu coração de cinza pisada, que tinha resistido sem quebranto aos goles mais certeiros da realidade quotidiana, ruiu aos primeiros embates da nostalgia. A necessidade de se sentir triste ia-se tornando em vício à medida que os anos a devastavam. Humanizou-se na solidão.”

Espero que tenham gostado deste post!
Beijinhos,


Comentários

  1. Confesso que não conheço o livro, mas a minha professora de literatura costumava fala muito bem dele!!

    Beijinhos
    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. "Cem Anos de Solidão" é dos meus livros preferidos de todo o sempre!! É um livro incrível, que aconselho mesmo a toda a gente.

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  3. Nunca li o livro mas já ouvi falar tão bem que um dia caiu na tentação :)

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    ÓSCARES 2018 - OS LOOKS (QUE SE SAFARAM) DA RED CARPET

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são