Avançar para o conteúdo principal

Ressaca Literária | "Isto Acaba Aqui"

Spoiler alert!

Acho sinceramente que o propósito da cultura - dos livros, dos filmes, da música, das séries - é mudar mentes, despertar emoções nas pessoas, fazê-las refletir. Para mim, não faz sentido que um livro, por exemplo, não me faça sentir nada em relação às suas personagens ou à história que é contada. Tem de me tocar, de me fazer sentir alguma coisa.

Desde que entrei de férias, há um mês, já li quatro livros. Gostei de todos, mas agora que penso sobre o assunto só houve um que me deixou de ressaca literária, que realmente me tocou e me fez sentir uma grande mistura de sentimentos. Foi uma leitura avassaladora, arrebatadora e todas as palavras que sejam sinónimas destas duas. 

Isto Acaba Aqui, de Colleen Hoover, conta a história de Lily Bloom, uma mulher de 25 anos acabada de se mudar para Boston, pronta para começar uma nova vida e encontrar a felicidade. Depois de um dia complicado, Lily refugia-se no terraço no cimo de um prédio para pensar e acaba por conhecer o homem dos seus sonhos - um neurocirurgião bonito, inteligente, perfeito, Ryle. O destino parece estar a conspirar a favor dela. Contudo, Ryle tem um passado conturbado que mantém para si e existe dentro dele um turbilhão que recorda Lily do seu próprio pai e das coisas que fazia à sua mãe, mascaradas de amor e seguidas de pedidos de desculpa.



É aos poucos, durante a primeira parte do livro, que conhecemos a história de Lily e que vamos conhecendo Ryle, tal e qual como Lily o conhece. Na verdade, acho que me fui apaixonando por ele tal como a Lily o fez. À primeira vista, Ryle é o sonho de qualquer mulher. Só que à medida que a relação dos dois vai progredindo, nós (e a Lily) vamos conhecendo quem Ryle é profundamente e vamos passando exatamente pelos mesmos dilemas que Lily passa. Pelo menos, eu sinto que foi isso que aconteceu comigo. Embrenhei-me de tal modo na história que passei a sentir aquilo que a Lily sentia.

Esta é uma história sobre violência doméstica, sobre relações abusivas. É a história de tantas mulheres pelo mundo fora. Antes de a ler, eu pensava exatamente da mesma forma que Lily pensa no início do livro: se eu estivesse numa relação e o meu namorado me batesse uma vez, mandá-lo-ia embora logo e nunca mais ele me poria a vista em cima. É a forma mais racional de olharmos para as coisas, certo? Acredito que não seja a única a pensar assim - aliás, tenho a certeza que não sou a única. Vivemos emaranhadas nesta hipocrisia de que só acontece aos outros e de que elas, que se deixam estar numa relação abusiva durante anos, são "umas fracas, umas burras". Depois de lerem este livro, a vossa mentalidade vai mudar, tal como mudou a de Lily.

É tão fácil falarmos da vida dos outros quando não somos nós a viver aquelas situações. Quando lemos este livro, quando nos embrenhamos na história de um casal aparentemente perfeito e com todos os ingredientes para alcançarem a felicidade, apaixonamo-nos pelo Ryle da mesma forma que ela o faz. Ao primeiro "incidente", lemos o pedido de desculpas sincero dele e acreditamos piamente que foi um momento único, que nunca se repetirá. Ao segundo "incidente", a história de Ryle parece justificar as suas ações e ser a desculpa perfeita para Lily continuar naquele relacionamento. Afinal, ele ama-a mais do que tudo. Nós - as/os hipócritas que dizemos que sairíamos de um relacionamento abusivo ao primeiro sinal - desejamos que Lily o perdoe de todas vezes, até mesmo quando vai parar ao hospital por causa da pessoa por quem está perdidamente apaixonada. 

Pois é... A minha opinião mudou. Não é fácil sairmos de um relacionamento abusivo, onde somos maltratadas, quando amamos profundamente a pessoa e, nos momentos bons, ela nos dá todas as provas de que nos ama da mesma forma. Não é fácil sermos fortes, corajosas e ousadas quando nos sentimos reféns do amor que temos por aquela pessoa e quando o que mais queremos é acreditar nos seus pedidos de desculpa. Deixemos de ser hipócritas. Não, não sairíamos logo desse relacionamento. É preciso uma coragem, uma força de vontade muito grande para virarmos costas à pessoa que amamos e dizermos que acabou. Uma coragem que, sinceramente, eu não sei se tinha. Nem todas as mulheres têm essa coragem, por isso é que volta e meia aparecem tristes notícias no telejornal que ditam a morte de mais uma mulher por violência doméstica. É preciso uma coragem do tamanho do mundo para podermos dizer Isto Acaba Aqui. 



Quando comecei a ler este livro, achei que seria um romance leve e bonito. Agora que o acabei, acho que nada tem de leve. É um assunto pesado tratado perfeitamente pelas fantásticas palavras de Colleen Hoover. Mas sim, é um livro bonito. Porque vemos Lily crescer e tornar-se na mulher corajosa e ousada que a mãe vê como um orgulho e um exemplo de tudo aquilo que não foi capaz de ser. É um livro que nos faz rever os nossos conceitos, aquilo que afirmamos com toda a certeza e que nos faz "calçar os sapatos do outro" e perceber que, afinal, as coisas não são tão fáceis e lineares como nós as queremos fazer parecer.

Poderia ter feito uma review normal a este livro, mas não consigo. Foi uma leitura demasiado avassaladora, para mim, para eu a reduzir a uma mera review que nada diria. Peço desculpa pelos spoilers, talvez pela dureza de algumas palavras, mas não fui capaz de conter tudo aquilo que tinha dentro de mim. Livros destes é que são bons - livros que mexem connosco, que criam rebuliço cá dentro e nos fazem pensar. 

Recomendo muito este livro a todas vocês que estão desse lado e que pensavam como eu, a todas as mulheres que nalgum momento passaram por uma relação destas e a todos os homens que algum dia pensaram se quer em agredir as mulheres que amaram. É um livro magnífico, avassalador e que vai mexer com todas as vossas estruturas. Excelente.

Comentários

  1. Não conhecia! Mas a frase que partilhaste é linda e bem verdade :)

    Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderEliminar
  2. Quero tanto ler Collen Hoover e em especial este livrinho (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É excelente este livro, aconselho mesmo!

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são