Avançar para o conteúdo principal

Algumas lições que aprendi em 3 anos

Olá, dreamers!

Finalmente, estou de volta ao blogue, após umas semanas de ausência provocadas por um demónio chamado exames. Felizmente, o festival IAVE chegou ao fim e eu posso voltar a escrever para vocês com regularidade e a partilhar convosco as minhas opiniões.

E agora que os exames já terminaram e que as candidaturas à faculdade estão cada vez mais próximas, é altura em que eu finalmente percebo que o secundário chegou ao fim. Foram três anos muito difíceis - não vou mentir - que me puseram há prova em diversos níveis e que me ensinaram algumas lições. Por isso, é isso que venho partilhar hoje convosco: algumas lições que aprendi em três anos de secundário. 

Se para o ano vais entrar no 10ºano, então este post é mesmo para ti! Espero que gostes!



1- É importante traçar objetivos.
Se no 10º ano eu tivesse objetivos bem definidos traçados, tenho a certeza que tinha feito as coisas de maneira diferente. Não é que eu tenha tido más notas no 10ºano, mas sei que não me preocupava tanto quanto me preocupei este ano, que não me esforcei tanto e que se tivesse objetivos bem definidos e metas a alcançar talvez tivesse uma melhor média neste momento (mas não me estou a queixar, porque tenho uma excelente média).

2- Há tempo para tudo.
Muitas vezes, temos tendência para achar que não somos capazes de fazer tudo porque não temos tempo. Isso são só tretas. Se nós quisermos, há tempo para tudo, é preciso é sabermos organizarmo-nos. Se for preciso estabelecer um horário de estudo, estabelece-se. Agora, temos é de perceber que é só uma questão de organização e que não podemos deixar de fazer algo porque não temos tempo.

3- O cansaço psicológico é pior que o cansaço físico.
Até ao secundário eu não fazia ideia do que era isso de "cansaço psicológico" mas comecei a perceber a partir do momento em que me deitava cansada e acordava cansada. Mas não eram dores no corpo ou sono ou algo do género… Era simplesmente um cansaço estranho que se revelava em instabilidade emocional, falta de motivação… E foi aí que percebi que era o meu psicológico que estava a acusar a pressão e o stress e que preferia mil vezes o cansaço físico. Sei que isto é muito pouco motivador de se explicar para quem vai entrar nesta fase, mas é melhor irem preparados para este tipo de situações. 

4- Nada se consegue sem trabalho.
Esqueçam lá a cena do "aquilo que ouço nas aulas chega" e "eu estudo só na véspera e tenho boa nota". No secundário, isso não chega - pelo menos, se tencionarem ter uma classificação acima do 10. É preciso muitas horas de trabalho, muito esforço, muita dedicação para conseguirmos atingir os objetivos a que nos propomos. Num teste em que sai sempre toda a matéria dada até então não é possível tirar um 16 ou um 17 com aquilo que se ouve nas aulas e que se lê quinze minutos antes de fazer o teste.

5- Um exame define o teu futuro.
Isto é a lição mais triste e deprimente que aprendi, mas é a verdade. Vocês podem até ser alunos de 14 e 15, serem alunos até razoavelmente bons, mas se o exame não vos corre de feição isso é que define o vosso futuro. Por isso, empenhem-se ao máximo em tudo aquilo que fazem e garantam que são realmente bons, porque, infelizmente, somos definidos pelo número com que nos acabamos o ano/secundário.


Podia ficar aqui a dar mais alguns exemplos, mas acho que estas cinco lições foram das mais importantes que eu aprendi. E depois é claro que há a velha máxima subjacente a todas elas: trabalhem muito, dêem o vosso melhor e, certamente, alcançarão o sucesso! 

Para vocês que, como eu, já acabaram o secundário, qual a lição mais importante que aprenderam? Concordam com aquelas que eu partilhei? Quero saber tudo! 

Beijinhos e até breve!




Comentários

  1. Olá, querida! Identifiquei-me imenso com este post porque, tal como tu, terminei o secundário este ano! Estou totalmente de acordo contigo em relação às lições que aprendeste, também as aprendi! Também escrevi um post sobre o fim do secundário, se quiseres passar pelo What If para o ler, ficaria muito feliz!

    Um grande beijinho de boa sorte para a nova etapa :) beijinho grande
    https://whaaatifni.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por não ser a única a sentir-me desta forma em relação ao secundário.

      Já li o teu post e gostei muito!
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  2. Concordo com todos os pontos que referiste, nomeadamente quando referes o cansaço psicológico e o facto de um exame definir o nosso futuro. É triste que.muitas das coisas do secundário impliquem tanto sofrimento...
    Quero aproveitar para, publicamente, te dar os parabéns pelos excelentes resultados que atingiste ao fim dos 3 anos. Sei que te saíram "do pêlo" e é por isso que és tão inspiradora para tantas pessoas e sabes que sou uma dessas pessoas.
    Adoro-te. 💖
    Um beijinho grande. 🌼

    https://nouw.com/francysca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um obrigada gigante por essas palavras! Gosto muito de ti!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. É tudo tão verdade, temos mesmo de ser focado e de nos esforçarmos para conseguir concretizar todos os nossos sonhos!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/06/demi-lovato-um-sonho-tornado-realidade.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são