Avançar para o conteúdo principal

Avanços Tecnológicos: vantagens e desvantagens | ACMA


Olá, olá!

É verdade que o mês de março está quase a terminar e, provavelmente, vocês já sentiam falta de um post com cheirinho a cultura por aqui, que é como quem diz um post do ACMA. Veio tarde, mas chegou, não se preocupem! O tema deste mês é tecnologia e eu fiquei logo com uma ideia assim que a Ju revelou o tema, por isso espero tê-lo trabalhado da melhor forma e espero que vocês gostem do post que se segue.




Vivemos na era da tecnologia e ninguém pode negar isso. Todos os dias nos chegam novidades de aparelhos com tecnologia de ponta que nos permitem fazer coisas com quem nem se quer sonhávamos há umas décadas atrás. Já há robots que falam como se fossem humanos, máquinas que fazem o trabalho de dezenas de pessoas de uma só vez… A pergunta que se impõe é: até que ponto todos estes avanços tecnológicos têm só vantagens?

A tecnologia tem-nos permitido fazer coisas que seriam impensáveis há alguns anos atrás. É por causa de todos estes avanços que podemos comunicar com pessoas que vivam a milhares de quilómetros de nós, que podemos fazer compras sem sair de casa, que podemos ter toda a informação que necessitamos à distância de um clique. E tudo isso é absolutamente fantástico e permitiu uma enorme evolução na sociedade mundial.

Contudo, apesar de todas as vantagens dos avanços tecnológicos, há também muitas desvantagens, na minha opinião, e arrisco-me mesmo a dizer que podem ser perigosos para a Humanidade. Mas vou passar a explicar o meu ponto de vista e a dar-vos alguns exemplos mais concretos.

Não é novidade para ninguém que a máquina tem vindo a substituir o ser humano em n coisas. Por exemplo, hoje em dia, quando vamos a uma superfície comercial, já temos máquinas onde nós mesmos podemos tratar das nossas compras. A grande maioria das portagens nas autoestradas, já não tem pessoas mas são apenas máquinas que falam connosco. Não será isso uma causa do desemprego a nível mundial? Não poderá isso ser prejudicial para o ser humano? A inteligência artificial tem vindo a substituir o trabalho humano e eu acredito mesmo que, a longo prazo, isso pode trazer graves problemas à Humanidade.


Outra grande desvantagem da tecnologia, nomeadamente da Internet, é a facilidade com que pessoas entendidas no assunto podem aceder aos nossos dados pessoais, tais como contas bancárias e outras informações pessoais. Esses casos são, normalmente, de muito difícil resolução e, na maioria das vezes, a nível da justiça, fica tudo “em águas de bacalhau”. Mas as desvantagens que a Internet nos trouxe não ficam por aqui! Quantas pessoas não foram já enganadas através de um ecrã de um computador? Pessoas já foram burladas, assediadas, vítimas de predadores sexuais, criaram amizades virtuais que se revelaram uma fantochada… Nada disso me parece muito vantajoso, para não falar do isolamento que a Internet e os computadores/telemóveis provocam em muita gente.

A tecnologia tem também contribuído para o aumento do sedentarismo na população mundial. Com avanços que nos permitem fazem praticamente tudo a partir do nosso sofá, sem termos de nos mexer muito ou socializar com outras pessoas, tem tornado a sociedade cada vez mais preguiçosa e sedentária, o que contribui também para o aumento da obesidade e de outras doenças. Além de tudo isto, as pessoas vivem tão conectadas ao mundo da tecnologia, que parecem ter deixado de saber como ter uma conversa sem ser através de um teclado e de um ecrã (e sim, eu sei que isto pode soar um pouco irónico vindo de alguém que tem um blogue).


Como falei em cima, todos estes enormes avanços, permitem que tenhamos acesso a toda e qualquer informação que necessitemos a partir de alguns cliques e isso, aparentemente, é ótimo. O problema é que a informação que recebemos não vem filtrada e, portanto, somos bombardeados com todo o tipo de informação, mesmo aquela que não é fidedigna.

Podia continuar aqui a falar deste tema e a enumerar as desvantagens da tecnologia, mas acho que já percebemos todos a ideia. Com este post eu não pretendo dizer que todo o avanço tecnológico que tem surgido nas últimas décadas é algo de negativo. NÃO, pelo contrário! Felizmente, tenho o privilégio de viver nesta época maravilhosa do progresso tecnológico e científico, mas temos de perceber que nem tudo é um mar de rosas e temos de ponderar bem as coisas, pesar os prós e os contras e perceber quando é que estamos a andar mais rápido do que aquilo que podemos. Tudo tem de ter conta, peso e medida e, por vezes, o Homem quer fazer tudo em grande e esquece-se de que se pode estar a prejudicar a si próprio.

Gostava muito de saber as vossas opiniões acerca deste tema, por isso espero pelos vossos comentários. Espero que tenham gostado deste post.
Beijinhos

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir página do ACMA no facebook e a Revista.


Comentários

  1. Se queres que te seja sincera tenho bastante medo de tanto avanço tecnológico. Acho que vamos chegar a uma altura em que nos vamos cansar a ter tantas máquinas a fazerem tudo por nós e se calhar depois já será tarde voltar atrás!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revejo-me completamente nas tuas palavras. Muito obrigada por teres partilhado a tua opinião!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu acho que beneficia e muito a evolução do planeta e do Homem, ajuda até nos trabalhos mais pesados. Agora é a forma como se usa a tecnologia isso já se tem dúvidas porque o comportamento humano normalmente tende para o mal.
    Beijinhos
    https://escritalhadaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo contigo. Muito obrigada por partilhares a tua opinião!

      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são