Avançar para o conteúdo principal

Futuro | ACMA


Olá, olá!

Hoje é dia de vos falar sobre um assunto sério e que, embora de diferentes formas, nos diz respeito a todos: o futuro. Acho que, numa altura em que as aulas estão a recomeçar e tendo em conta que eu estou no meu último ano de secundário, este tema veio mesmo a calhar e vou poder fazer com ele uma abordagem mais pessoal.

Futuro


Eu acho que, para a maioria das pessoas, o futuro é algo que assusta um pouco, por não o conhecermos e não o controlarmos e o ser humano tem tendência a ter medo daquilo que não conhece. Só a palavra assusta porque implica tudo aquilo que há de vir a acontecer na nossa vida mas que, na verdade, nós não sabemos o que é.

Eu confesso que não gosto de pensar no futuro porque acho que é uma perda de tempo. Nós desperdiçamos tanto tempo a matutar sobre o que pode vir a acontecer daqui a vinte anos ou até mesmo sobre o que vamos fazer amanhã, que acabamos por não aproveitar devidamente o tempo presente – por mais cliché que isto seja, e eu sei que o é, é também a mais pura das verdades. Dedicamos demasiado tempo da nossa vida a planear o nosso futuro, que muitas vezes não acontece da forma que queremos, e desleixamos o agora, acabando, mais tarde, por nos apercebermos que desperdiçámos tempo da nossa vida em que podíamos ter feito muitas coisas que deixámos pendentes.

Contudo, estando eu numa fase tão importante da minha vida, que é o ano final do secundário, também é necessário que eu tire algum tempo para pensar sobre o meu futuro e perceber o que quero fazer dele - isto porque, mesmo que nós não possamos controlar o que será o nosso futuro, podemos tomar decisões que o irão influenciar e que influenciarão o resto da nossa vida, decisões essas que necessitam de ser bem ponderadas. Estou num momento em que eu preciso de perceber o que quero fazer no meu futuro, que curso quero tirar, que profissão quero ter. E este é um momento de grande importância e de grande responsabilidade, porque vou, literalmente, tomar a decisão da minha vida.

Felizmente, acho que tenho a sorte de ter sempre sido uma pessoa organizada, que sempre se procurou manter informada acerca das diversas áreas, dos diversos cursos e acho que isso me ajudou, desde cedo, a direcionar-me para uma área na qual sei que quero trabalhar: a saúde. A partir daqui, o que eu quero ainda é muito vago, porque ainda me encontro indecisa, mas também ainda tenho alguns meses pela frente para decidir e, a verdade, é que também não me quero prender demasiado a esta coisa de pensar no futuro, porque tenho a certeza que quando chegar a hora de decidir, eu vou ter uma decisão tomada.

E depois de todas estas divagações sobre mim, quero deixar-vos um conselho: pensem no vosso futuro e no que querem da vossa vida, mas não descurem o agora, porque, um dia, podem chegar à conclusão que “perderam a Lua enquanto contavam as estrelas”.

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona trazer a cultura de volta à internet com temas bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e/ou ler a nossa revista digital.


Comentários

  1. Já eu, sempre fui uma pessoa que tem a mania de pensar muito no futuro, em relação a tudo! Quando era mais nova já tinha a minha vida toda planeada, ia tirar uma licenciatura em psicologia e até já sabia qual o mestrado que se seguia, vê lá tu bem, mas a verdade é, tal como disseste, que o futuro nem sempre é como nós queremos e além disse à medida que vamos crescendo vamos passando por diversas experiências que mudam as nossas opiniões - e não estou só a falar daquilo que se vai escolher para estudar, refiro-me a coisas do dia a dia.

    Nunca sabemos o que nos espera, até porque um pequena coisa que possa mudar no universo pode também alterar as nossas vidas, tanto para o bem como para o mal. Acho que fazes bem em não pensar muito a fundo aquilo que queres, e ires simplesmente por partes. Sabes a área que pretendes seguir, e tenho a certeza que com o tempo e na altura certa saberás ao certo aquilo que queres.

    Beijinhos,
    Patrícia,
    Primavera Estacional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito de ler o teu comentário e quero agradecer-te por teres partilhado a tua opinião comigo. Obrigada!

      Beijinhos grandes

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são