Avançar para o conteúdo principal

Erros ortográficos que me tiram do sério

Olá, olá! 

Andava eu aqui a navegar pela Internet em busca de ideias de temas para vos trazer aqui quando me deparei com alguém que abusou dos erros ortográficos numa frase. Ora bem, eu sou uma daquelas pessoas que corrige mentalmente todos os erros que vê online e que corrige verbalmente todos os erros que vejo ou que ouço de pessoas que me são próximas. Assim sendo, achei bastante interessante e pertinente trazer aqui uma pequenina lista com os erros ortográficos que mais se vêem online e que me tiram do sério. Vamos a isso?

ortográficos

1. Então, existe um erro frequentíssimo, dentro e fora da Internet, que me dá vontade de arrancar cabelos e que tenho a certeza que faz o Camões rebolar na cova ou onde quer que ele esteja (ou os vestígios dele). E qual é? Então, não é propriamente um erro numa só palavra mas um erro que é recorrente em variadas palavras. Vou-vos dar exemplos de frases onde vão constar esses erros e à frente o erro corrigido:
- Abraças-te esse peluche?; Correto: Abraçaste esse peluche?
- Quantas vezes já visitas-te a cidade do Porto?; Correto: Quantas vezes já visitaste a cidade do Porto?
Basicamente, o que acontece é que as pessoas colocam hífens onde não deviam, em palavras que não deviam, o que faz com que a palavra se leia de forma diferente e signifique algo diferente ou então nem exista. Portanto, por favor, tenham atenção a isto.

2. Ora, outro erro bastante comum, infelizmente, é a forma como as pessoas escrevem a expressão "a sério". A forma correta de a escrever é como eu escrevi e não "assério" ou "acério". Por favor, amigos, não cometam este erro gravíssimo que sempre que vejo isto escrito até me dá um aperto no coração!

3. O seguinte também é mais frequente do que devia e não é nem mais nem menos que: "voçê". Ora, para quem não sabe estas regras de gramática, eu passo a explicar que o "ç" só se usa junto às letras "a", "o" e "u" e, portanto, a forma correta de escrever esta palavra é "você". Percebido?

4. Outro erro que me irrita são aquelas pessoas que juntam palavras que se escrevem separadas e, por outro lado, que separam palavras que se escrevem todas juntas. Vou dar-vos, então, um exemplo de cada um destes casos:
- (1ºcaso) concerteza está mal escrito, pois são duas palavras distintas que formam a expressão "com certeza"
- (2ºcaso) é menos frequente, mas também há quem insista em escrever "com migo" ou "com nosco", o que está errado porque estes são segmentos de palavras que se fundiram numa só, formando "comigo" ou "connosco".

5. Este erro que vou falar agora é frequente mas eu acho que acontece por falta de conhecimento da parte das pessoas. Está relacionado com o verbo "haver" e com a forma como este se conjuga. O verbo "existir", que pode substituir o verbo "haver" em alguns contextos, pode ser conjugado em todas as pessoas do singular e do plural. No caso do verbo "haver", este não se conjuga na 3ªpessoa do plural, pelo que escrever "Quantos cadernos haviam na loja?" está errado e a forma correta de escrever esta frase é "Quantos cadernos havia na loja?".

Pronto, basicamente, estes foram os erros que eu me lembrei e que são mais frequentes de se encontrarem nas redes sociais (e não só). Agradeço às duas pessoas que colaboraram comigo neste post através do Twitter e peço-vos que se se lembrarem de outros erros que também vos irritem e que sejam frequentes os coloquem nos comentários. Peço-vos também, muito gentilmente, que tentem não cometer estes erros, sobretudo se forem bloggers ou escreverem coisas para outras pessoas lerem. E é tudo.

Beijinhos, 
Dreamcatcher

Comentários

  1. Erros ortográficos também me tiram do sério! Principalmente o "havia" o e "a sério"!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha que bom que não sou a única a pensar assim! :D Beijinhos

      Eliminar
  2. Aiiiii mulher ia tendo um colapso a ler este post ahahah xD "com migo" <3 isto é serviço público!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha que bem que sabe ler comentários destes de pessoas com quem me identifico! Um beijinho

      Eliminar
  3. Odeio erros ortográficos, mas, desde que comecei a trabalhar em atendimento ao público, deixei de corrigir tanto as pessoas... ouço cada pontapé na gramática!
    Tal como a Joana Sousa disse, este post é "serviço público" :)
    http://barbarabaltarejo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu entendo que por vezes seja desconfortável para as pessoas serem corrigidas, mas quando se trata dos meus familiares ou amigos próximos eu não perdoo, ahah!
      Muito obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá!! Conheci agora o teu blog e este post chamou, particularmente, a minha atenção.. também odeio erros ortográficos! Fazem-me imensa confusão, seja a ouvi-los ou a lê-los! Adorei!!!

    Aqui tens uma nova seguidora! Se quiseres seguir o meu blog: Se quiseres visitar o meu blog: https://whaaatifni.blogspot.pt

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, muito obrigada pelo teu comentário e por teres seguido o blogue. Vou dar uma espreitadela pelo teu.

      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são