Avançar para o conteúdo principal

"13 Reasons Why" - 13 lições que a série nos ensina

13 Reasons Why ou, em português, Por Treze Razões, é uma série americana promovida pela Netflix e baseada no romance com o mesmo nome do autor Jay Asher, que estreou no dia 31 de março de 2017. Esta série começa no momento em que Clay Jensen descobre à porta de sua casa uma caixa com sete cassetes gravadas por Hannah Baker, uma colega sua que cometeu suicídio. Nessas fitas, Hannah indica treze pessoas responsáveis pela sua morte e explica como o foram, apresentando então treze razões para o seu suicídio. Todo este “jogo” tem regras que Hannah explica na primeira cassete e que não devem ser quebradas.

série

Esta é a série que descobri recentemente e que me apaixonou de imediato. Comecei a vê-la poucos dias depois da sua estreia, pelo que ainda muito pouca gente falava sobre ela e, como tal, não tinha grandes expetativas. Comecei a vê-la porque ia entrar de férias e a sinopse pareceu-me interessante. O que eu não esperava é que, quando comecei a vê-la, acabasse presa a ela de uma forma bastante… Peculiar. Esta série agarra as nossas emoções de uma forma inexplicável e faz-nos refletir sobre o mundo que nos rodeia, tratando temas bastante fortes como o suicídio, bullying, violações, entre outros.

Assim, tendo eu acabado enrolada nesta teia de confissões tão tristes que Hannah Baker (e, de outra perspetiva, Clay) faz, vou enumerar treze lições que aprendi com esta série e, consequentemente, treze razões pelas quais toda a gente deve ver esta série – e com toda a gente não digo só adolescentes, digo também pais, para que estes se possam tornar mais atentos às vidas dos seus filhos.

série

1ªlição: Os temas abordados nesta série são bastante atuais e toda a gente os conhece, contudo continuam a passar-nos ao lado.

2ªlição: Nós nunca sabemos o que se passa na vida dos outros e, como tal, não devemos julgar.

3ªlição: Nós temos de realmente admitir aquilo que sentimos antes que possa ser tarde demais. Se amamos alguém, então o melhor é dizermos; nunca sabemos quando é que isso não pode ser a salvação de alguém.

4ªlição: Devemos parar e pensar na nossa vida, olhar para aqueles que nos rodeiam e estar mais atentos a pequenos sinais que, aparentemente, não são nada, mas que podem significar muito.

5ªlição: Todas as nossas ações têm consequências e nem sempre são boas. Devemos pensar sempre duas vezes antes de fazer o que quer que seja.

6ªlição: Os nossos erros podem custar a vida de alguém, contudo temos de ser suficientemente maturos para os assumir e arcar com o que isso implica.

7ªlição: Ser adolescente não é fácil, ninguém nos prepara para as crueldades da vida escolar, mas o suicídio não é uma solução. Temos de aprender a enfrentar os nossos problemas, a pedir ajuda para os resolver se não formos capazes de o fazer sozinhos e seguir em frente.

8ªlição: As pessoas podem ser realmente más e é possível destruir completamente alguém apenas com palavras.

9ºlição: Quando há muita coisa a acontecer na nossa vida e nós não estamos emocionalmente estáveis, todas as pequenas coisas importam e têm influência em nós.

10ªlição (esta é uma lição que toda a gente já devia ter aprendido, mas…): Violação é crime e não é culpa da vítima. Ninguém deve ser forçado a fazer algo que não quer com alguém que não quer.

11ªlição: Sejam simpáticos e sinceros. Não espalhem ou acreditem em boatos. Pode salvar uma vida.

12ªlição: Quando não se sentirem bem, seja com o que for; quando se sentirem sozinhos, procurem ajuda. Há sempre alguém disposto a ouvir-vos e ajudar-vos. Se, por outro lado, virem alguém que não está bem, falem, ajudem-na; isso pode salvar-lhe a vida.

13ªlição: Há um futuro à tua frente. Por mais que a vida te pareça complicada agora e que estejas a passar por coisas horríveis, tens toda uma vida pela frente e as coisas vão melhorar. Nunca deixes de acreditar; há sempre esperança para nós.
And just know that there’s life beyond what you’re feeling at the moment. I promise it will get better. There is an entire future of incredible things waiting for you. And if you go, you don’t get to-- You don’t get to see it. (Katherine Langford, a atriz que representou o papel de Hannah Baker)
Aconselho todos os que ainda não viram a série a fazê-lo, porque realmente vale a pena. Espero ter-vos deixado curiosos e, quem sabe, ter-vos ensinado algo.

Comentários

  1. Adorei mesmo esta série. Está tão tão tão boa! Vi logo tudo seguido assim que saiu, fiquei de boca aberta e de coração partido.


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo. Mas eu sou mais um Clay: fui vendo aos poucos, para assimilar tudo. É realmente algo que nos faz pensar e, sem dúvida, que deixa o nosso coração apertadinho.

      Obrigada e beiinhos

      Eliminar
  2. Uma das melhores séries do ano, sem dúvida um murro no estômago da sociedade actual, por vezes é doloroso assistir algumas cenas, uma série que faz-te questionar muitas coisas.

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que é um murro no estômago mas que precisava de ser dado. Precisamos de abrir os olhos para coisas tão evidentes como as que aconteceram nesta série mas em relação às quais ninguém fez nada.

      Muito obrigada pelo teu comentário!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são