Avançar para o conteúdo principal

Algumas dicas... sobre ter uma postura correta


Infelizmente, hoje em dia, há cada vez mais pessoas com problemas a nível ósseo, nomeadamente da coluna, e cada vez mais pessoas mais novas. E eu própria me enquadro nesse grupo. Isso acontece porque, desde muito jovens, adotamos posturas erradas enquanto estudamos ou enquanto estamos no computador ou até mesmo a caminhar e todos esses pequenos erros que cometemos sem nos apercebermos podem ter consequências muito graves. Acreditem que sei do que falo porque, apesar de ter apenas dezasseis anos, já tenho imensas dores nas costas que trazem um enorme desconforto e que podiam perfeitamente ser evitadas se eu tivesse uma postura correta.

Assim, o tema da dica desta semana é exatamente esse: dicas para conseguirmos ter uma postura correta que beneficie a nossa saúde ao invés de a prejudicar. Tendo em conta alguns conselhos que já me deram e algumas coisas que pesquisei, reuni um grupinho de conselhos relacionados com esta temática que vou partilhar convosco. Espero que vos sejam úteis.
  1. Enquanto estiverem a trabalhar, a estudar ou no computador mantenham as vossas costas encostadas à cadeira e ambos os pés apoiados no chão, com as vossas pernas a formarem um ângulo de 90º. Meninas, principalmente, que, como eu, gostam e têm o hábito de cruzar a perna têm de se desabituar, porque prejudica bastante a nossa coluna.
  1. Enquanto estão de pé, apoiem o vosso peso nos dois pés, evitando descair e fazer mais força sobre um dos pés.
  1. Não usar malas muito pesadas num só ombro. Às pessoas que usam mochila, nomeadamente para a escola, carreguem-na nos dois ombros.
  1. Aprendam exercícios de alongamento que vos ajudem a esticar os músculos e facilitam uma postura mais correta.
  1. Evitem dormir de barriga para baixo, sendo a posição oposta a preferencial.
  1. Se sentirem os vossos músculos bastante rígidos ou tiverem dores muito fortes, optem por fazer cerca de 30 minutos de calor na zona afetada, seguidos de uma massagem com uma pomada/creme para as dores.
  1. Quando se baixarem, para pegar em alguma coisa, por exemplo, façam-no de joelhos dobrados, pés afastados e abdómen contraído, sem inclinarem as vossas costas para a frente.
Estas foram as dicas mais importantes que encontrei e que eu acho que são muito simples de realizar. Falando por mim, que estou a tentar cumpri-las, a adaptação a esta nova postura não é fácil. É desconfortável, pode causar algumas dores pela falta de hábito e exige bastante concentração da nossa parte, mas a longo prazo tornar-se-ão um hábito e vão trazer muito mais saúde às nossas costas.
Espero que tenham gostado e espero ter-vos sido útil.

Beijinhos

Comentários

  1. Se à coisa que tenho dificuldade é manter as costas direitas :/

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nos habituamos a uma postura incorreta, é mesmo difícil corrigir.

      Obrigada pelo comentário,
      beijinhos

      Eliminar
  2. Quando eu comecei a ler o post comecei a indireitar a coluna, tirar os pés debaixo do rabo ahahah. Eu só consigo dormir de barriga para baixo :(
    Vou começar a seguir as tuas dicas, tem de ser senao mais tarde começo a sofrer :|
    Gostei muito do post querida, parabens!
    Já seguia o teu blog se quiseres segue o meu eheh :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também só durmo de barriga para baixo ou de lado, mas pronto...
      É isso mesmo - quanto mais cedo começarmos, melhor é para nós!

      Muito obrigada, beijinhos

      Eliminar
  3. Obrigada pelas dicas, eheh
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei , segui o blog !
    thedevillprada.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena...

Top 3 dos Filmes de Janeiro

Olá, olá, dreamers ! Tudo bem? Fevereiro já começou há quatro dias e, embora com alguns dias de atraso, o post  que vos trago hoje é uma espécie de balanço do mês de janeiro. Um dos meus objetivos para este ano é ver mais filmes e ler mais livros e, uma vez que estive todo o mês de janeiro em casa, decidi dedicar-me bastante a isso durante este mês que passou. Assim, de entre todos os filmes que vi, decidi fazer um top 3 com os meus favoritos para partilhar convosco. Digo desde já que foi uma escolha difícil e, no final do post , irei mencionar mais alguns de que gostei muito.  Quero só fazer uma pequena ressalva para dizer que a disputa entre o primeiro e o segundo lugar foi muito renhida e que não estou 100% certa desta ordem, porque gosto imenso de ambos os filmes. Como são filmes muito diferentes, para mim é difícil estabelecer qual dos dois gostei mais, mas pronto... Lá teve de ser.  1ºlugar: A Star Is Born Este remake  de uma trágica histó...

4 coisas a não esquecer no 1ºdia de aulas

O mês de setembro já chegou e traz com ele o tão famoso regresso às aulas. Chega a altura de começar a comprar material escolar, de preparar tudo para o começo de um novo ano letivo e de começar a criar expetativas para o mesmo. Assim, começa hoje a série do blogue de Regresso às Aulas - 2019 . Vai contar com três posts, nos quais vou tentar abordar temas diferentes daqueles que são habitualmente abordados neste tipo de séries e daqueles que eu própria já fui abordando. (Se quiserem espreitar os posts  dos outros anos, basta acederem à etiqueta "Regresso às Aulas".) E sobre o que é que vos vou falar hoje? Vou relembrar-vos de  quatro coisas essenciais no primeiro dia de aulas , que não podem mesmo esquecer-se. Contudo - e agora aqui vem o grande plot twist deste post  -, as "coisas" de que hoje aqui vou falar não são propriamente "coisas". Vou partilhar convosco uma espécie de quatro "ingredientes" que são fundamentais vocês levarem no p...