Avançar para o conteúdo principal

Momentos de Revolta #5: Feminismo não é contrário de machismo!


Pessoas que acham que feminismo é o contrário de machismo irritam-me seriamente. Machismo é uma forma de “discriminação” do sexo feminino; feminismo é o direito pela igualdade de géneros. Não há mal nenhum um homem ser feminista e eu até acho que todos o deveriam ser.


Durante muitas centenas, se não mesmo milhares, de anos as mulheres foram tratadas como seres inferiores aos homens, quase comparadas aos animais domésticos. As mulheres serviam para tratarem da casa, casarem, terem filhos e serem fiéis. Esse era o destino de todas as mulheres à nascença e ai daquelas que se atrevessem a contrariá-lo. As que queriam ser mais do que donas de casa, eram maltratadas nos empregos. Ganhavam salários mais baixos (hoje em dia, nalguns sítios, isso continua a acontecer) e eram assediadas pelos patrões. Se não queriam casar e ter filhos eram vistas com muitos maus olhos, como se tivessem sido malcriadas. Se traíssem os maridos (como eles faziam com elas) eram julgadas na praça pública como se tivessem cometido um crime.

Durante todos esses anos, as mulheres não tinham voz ativa na sociedade. Não podiam votar – um voto que, supostamente, era público e para todos – e, portanto, não tinham opinião sobre a sua nação.
Sabiam que a violação dentro do casamento não era um crime até à década de 90? E que até 1848 as mulheres não podiam possuir propriedade? Mais, as mulheres não tinham o direito a pedir o divórcio! Sabiam também que ainda há países em que a violência doméstica contra as mulheres não é um crime?

Durante anos e anos, milhões de mulheres lutaram por serem aceites na sociedade como seres humanos com dignidade, com opinião, inteligência e razão. Não me venham agora dizer que feminismo é o contrário de machismo e que não apoiam os feministas se não sabem o que o feminismo é! Durante 200 anos, as mulheres lutaram pela sua emancipação por isso, agora, não queiram passar por cima dessa luta como se não tivesse qualquer valor.


Tenho dito!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convos...

4 coisas a não esquecer no 1ºdia de aulas

O mês de setembro já chegou e traz com ele o tão famoso regresso às aulas. Chega a altura de começar a comprar material escolar, de preparar tudo para o começo de um novo ano letivo e de começar a criar expetativas para o mesmo. Assim, começa hoje a série do blogue de Regresso às Aulas - 2019 . Vai contar com três posts, nos quais vou tentar abordar temas diferentes daqueles que são habitualmente abordados neste tipo de séries e daqueles que eu própria já fui abordando. (Se quiserem espreitar os posts  dos outros anos, basta acederem à etiqueta "Regresso às Aulas".) E sobre o que é que vos vou falar hoje? Vou relembrar-vos de  quatro coisas essenciais no primeiro dia de aulas , que não podem mesmo esquecer-se. Contudo - e agora aqui vem o grande plot twist deste post  -, as "coisas" de que hoje aqui vou falar não são propriamente "coisas". Vou partilhar convosco uma espécie de quatro "ingredientes" que são fundamentais vocês levarem no p...

À descoberta de Portugal... | S. Bento da Porta Aberta & Miradouro da Pedra Bela

Hey, hey! Como estão, dreamers ? Então, antes da rubrica de Regresso às Aulas, já tinha partilhado convosco alguns locais que visitei durante as minhas férias e tinha-vos dito que iria continuar a partilhar algumas coisas convosco. Assim, hoje vou mostrar-vos mais dois locais que visitei e que são ambos de uma grande beleza. Espero que gostem! O santuário de São Bento da Porta Aberta  é o segundo maior santuário em Portugal, atraindo milhares de visitantes, e fica situado entre o verde da belíssima serra do Gerês. Este santuário data de 1615, tendo começado por ser apenas uma pequena ermida; a construção do atual santuário teve início em 1880 e foi dada como terminada em 1895. É caracterizado pelos paineis em azulejo que retratam a vida de S. Bento e pelo retábulo em talha dourada. Mais recentemente, foi construída uma cripta, onde também se encontram painéis de azulejo, e o santuário conta ainda com uma Capela da Adoração, Capela das Confissões, Posto Médico, Parque de Me...