Avançar para o conteúdo principal

8 Bandas/Músicos Portugueses que Devias Ouvir!


Então, muito boa noite! Estava eu aqui a ouvir música, assim numa onda mais nacional, e decidi que tinha de vos vir recomendar algumas bandas e cantores do nosso pais que são pessoas cheias de talento. A verdade é que hoje em dia só se dá crédito às músicas estrangeiras ou, cá no nosso país, ao fado (que eu gosto muito, sem desfazer) e à chamada "música pimba". Música portuguesa vai muito além dessas duas variantes, por isso decidi trazer um pouco dessa boa música até vocês. 

1. Os Azeitonas: esta é uma banda originária do Porto, nascida em 2002, e que se intitula como uma banda de pop-rock. (Composta por: Marlon, Nena, Salsa, AJ e Miguel Araújo, de quem vou falar a seguir). Já tive oportunidade de os ver duas vezes ao vivo e posso dizer que fazem um espetáculo fenomenal! Super divertidos, dinâmicos e interagem imenso com o público! Recomendo a 100%!

2. Miguel Araújo: além de pertencer à banda acima mencionada, é também cantor a solo desde 2011 e toca um pouco de tudo - desde pop, a rock, folk, bossa nova. Também tive a oportunidade de ver um concerto dele e, apesar de ter gostado e de adorar as músicas dele, é melhor em palco enquanto membro dos Azeitonas.

3. Tiago Bettencourt: cantor de origem em Coimbra (ora esta, eu não sabia que éramos conterrâneos), ex-membro da banda "Toranja", começou a trabalhar a solo, ainda que com a colaboração da sua banda, os "Mantha", em 2007. Infelizmente, não o pude ver ainda ao vivo, mas não tenho dúvidas de que será fantástico! É um cantor incrivel, com um estilo muito próprio e músicas muito boas!

4. António Zambujo: cantor natural de Beja, com uma carreira já longa (13 anos), mas que tem vindo só a ganhar mais popularidade e reconhecimento nos últimos anos. O seu género musical tem bases no fado, no cante alentejano e na música brasileira, acabando por ser uma (ótima) mistura de todos esses estilos. Também já tive a oportunidade de o ver ao vivo e só podemos comprovar que, de facto, é um grande cantor.

5. Os Quatro E Meia: esta banda é originária de Coimbra e está agora a lançar-se mais a sério no mundo da música (tendo lançado o seu primeiro videoclip no inicio desta semana), apesar de ter começado em 2013. Consideram-se músicos versáteis, que vão desde o Pop-Rock ao Fado. São compostos por: João Cristóvão Rodrigues, no violino; Mário Correia Ferreira, no acordeão e na voz; Pedro Figueiredo, na percussão; Ricardo Liz Almeida, na guitarra e na voz; Rui Marques (mais conhecido como Meia Légua), no contrabaixo; e Tiago Nogueira, na guitarra e na voz. Já tive oportunidade de os ver 2/3 vezes ao vivo e são muito bons! Apesar de ainda não terem muitos originais e tocaram alguns covers, dão sempre um toque muito próprio e especial a todas as músicas! Vão ouvi-los, garanto que não se arrependerão.

6. Os Capitães da Areia: banda lisboeta, de estilo pop-rock, compostos por Pedro de Tróia, Tiago Brito, António Moura, Vasco Ramalho e Inês Franco. É uma banda sobre a qual não conheço muito, mas da qual gosto imenso das músicas. Ainda não tive a oportunidade de os ver ao vivo, mas espero por esse momento uma vez que sou enorme fã do estilo mais alternativo do pop-rock que tocam.

7. João Só: desde 2013 sem os Abandonados, banda com quem trabalhou durante alguns anos. É um dos artistas portugueses mais completos da atualidade, sendo cantor, produtor e compositor. É outro daqueles cantores que ainda não vi ao vivo, mas que gostava bastante, uma vez que adoro a onda musical dele e acho que compõe letras muito interessantes.

8. Luísa Sobral: cantora invulgar, denomina-se como artista de jazz, de origem lisboeta. Apesar de ter participado nos Ídolos, em 2003, lançou-se na música em 2008 e a sua carreira tem crescido desde então. O seu género mais alternativo, tanto é amado como odiado. Eu cá acho-lhe imensa piada e adorava vê-la ao vivo. 


E pronto, é isto! Espero que tenham gostado e que vão pesquisar pelos artistas que não conhecem, quem sabe passem a ser grandes fãs (nomeadamente dos Quatro E Meia, estão em inicio de carreira e necessitam de todo o apoio). Deixem as vossas opiniões acerca deste post nos comentários.

Love, 
Inês Martins - Dreamcatcher

Comentários

  1. Apenas conhecia Os Azeitonas e a Luísa Sobral e já tinha ouvido falar dos Capitães da Areia. Mas sem dúvida que agora vou ouvir algumas das músicas desses artistas para ficar a conhecê-los! Gosto sempre de conhecer novos artistas portugueses que não sejam fadistas (esses são fáceis de encontrar). Definitivamente vou conferir Os Quatro e Meia, para ver se gosto do estilo deles!

    ~Catline
    rapariganoseculo21.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. EU adoro o Diogo Piçarra!

    Bjs, http://zenvogue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são