Avançar para o conteúdo principal

Algumas dicas... para quem vai entrar no secundário


Olá, dreamers! Que tal estão?

Este vai ser o primeiro de uma série de três posts na rubrica de Regresso Às Aulas do blogue. Como penso que a maioria de vocês sabe, eu terminei em junho o secundário e vou agora entrar para a Universidade (se tudo correr bem!), por isso achei que, depois de ter passado três árduos anos da minha vida no secundário, seria bom direcionar este post a todos aqueles que vão entrar este ano para o 10ºano. Sim, se tu vais entrar este ano para o secundário, este post é mesmo para ti. Vou partilhar contigo cinco dicas que eu acho fundamentais para te poderes preparar bem para os três anos que tens pela frente. Vamos a isso?



1ªdica: O tempo em que teres boas notas apenas contava para agradar os teus pais já acabou. Daqui em dias, as tuas notas vão definir a tua média e o teu futuro, por mais assustador que isto possa parecer. Por isso, tendo isso em mente, é preciso esforçares-te a sério e começares a trabalhar logo desde o início, para não teres de apanhar depois o comboio a meio do caminho.

2ªdica: Se tens familiares ou amigos que já frequentaram o 10ºano, provavelmente já ouviste alguém dizer-te o que vou dizer a seguir, mas fica a dica na mesma. Aproveita o 10ºano para teres as melhores notas possíveis, porque é o único ano em que não tens exames, pois assim poderás partir para o 11ºano mais bem preparado e com uma boa média. Há muita gente que não tem a média que queria porque o 10ºano em vez de subir a média final, acaba por descê-la. Se não queres, no futuro, ser uma dessas pessoas, começa já a trabalhar!

3ªdica: Aproveita as oportunidades que a tua escola tem para te oferecer. Se existirem salas de estudo ou apoios onde podes aproveitar para estudar e esclarecer as tuas dúvidas com um professor, tira proveito delas e usa-as como um complemento do teu estudo em casa – garanto que vão ajudar.

4ªdica: Se és daquelas pessoas que nunca precisou de estudar muito porque a matéria entrava com relativa facilidade e dar uma olhadela à matéria na noite anterior resultava, devo dizer-te que no secundário não é tão simples assim. Vais dar muita matéria na mesma semana e não vais ser capaz de absorver tudo só de ouvido. Se não tens método de estudo é importante que arranjes um, para não acumulares matéria e para seres capaz de te organizar melhor. Se tens método de estudo, provavelmente vais precisar de o adaptar, mas sem grandes problemas.

5ªdica: Uma coisa que se revelou essencial e muito importante para mim durante os três anos que passaram foi ter uma (boa) agenda. Teres tudo aquilo que precisas de saber/fazer, todas as datas importantes apontadas é meio caminho andado para teres tudo bem organizado. Vais saber sempre o que precisas de fazer e quando é que o precisas de fazer, o que te vai permitir gerir melhor o teu tempo. Há quem use também bullet journals ou planners. Cada um tem o seu próprio método, mas teres algum suporte para a tua organização vai ser fundamental.

Em resumo...



Pronto, estas são as cinco dicas que eu me lembrei mais imediatamente e que considerei mais importantes. É claro que estas coisas acabam por ser um pouco subjetivas, porque a forma com que eu me organizo pode não dar para toda a gente, mas isto são as minhas dicas – podem decidir segui-las ou não. Fico a aguardar as vossas opiniões e sintam-se à vontade para poderem partilhar as dicas que vocês consideram fundamentais para “sobreviver” ao secundário. Se estiverem na faculdade, podem partilhar comigo dicas importantes para esta fase, também – eu agradecia.



Comentários

  1. Muito obrigada, mesmo! Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês, na faculdade o ritmo é muito maior, mas se fores acompanhando a matéria torna se mais fácil. Já agora para que curso concurreste? Abraço Pedro Ferreira.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Eu já fiz o 10º ano há muito tempo, mas esas dicas são +reciosas, isto para quem leva a sério o estudo.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são