Avançar para o conteúdo principal

Retrospetivas e Aprendizagens



Há quase três anos tomei a decisão de me tornar Escuteira. Após anos e anos a tentarem convencer-me cheguei, por mim própria, à conclusão de que era algo que eu queria experimentar fazer, ainda que sem certezas de se me iria adaptar ou não. A verdade é que me adaptei muito bem e que encontrei no Escutismo uma nova família, um novo sítio onde me sinto em casa e que me lembra que fazer parte de algo especial nos torna especiais. Tenho conhecido pessoas incríveis, feito coisas que nunca pensei fazer e aprendido muito.

Este ano escutista já terminou com aquele que foi o meu último acampamento enquanto Pioneira, uma vez que vou passar para a secção seguinte, os Caminheiros. É com alguma nostalgia que penso sobre isso, uma vez que os Pioneiros foram a minha primeira secção enquanto Escuteira e foram quem me ensinou tudo aquilo que sei hoje acerca deste grande movimento.

Aquilo que mais aprendi ao longo destes três anos foi sobre superação. Aprendi que é muito mais fácil desistir do que perseverar. Quando temos uma subida íngreme à nossa frente, cansaço e dores acumuladas, muito calor e sede é muito mais fácil desistir do que decidirmos que queremos levar aquilo até ao fim e superar os nossos próprios limites. Achamos sempre que sabemos que não vamos conseguir, mas a maioria das vezes nem se quer temos consciência de até onde conseguimos ir. E eu não só aprendi os meus limites como aprendi a superar-me a cada momento mais difícil e a persistir sempre em vez de decidir que quero desistir quando algo se torna mais complicado. E sabem como é que aprendi isto? Aprendi isto quando percebi que depois de uma subida vem sempre uma descida, que depois do esforço vem sempre uma recompensa (seja de que tipo for), que depois da tempestade vem sempre a bonança.

Obrigada, terceira secção. Obrigada a todos os que fizeram parte destes três anos maravilhosos e que me ensinaram tudo o que sei hoje e que foram meus companheiros de aprendizagem e de memórias. Um agradecimento especial à minha equipa, àqueles que estiveram do meu lado durante este acampamento.

Caminheiros: aqui vai uma noviça cheia de vontade de aprender mais e ser melhor, de estar ao dispor da comunidade e de servir sempre. 

Comentários

  1. Senti muito isso nos pioneiros. Estive para desistir do movimento mas depois de muito esforço e força de vontade, aqui vou eu para o meu último ano de caminheiro. Apesar de não ser do teu agrupamento e a probabilidade de nos encontrarmos ser muito pequena, a IV está de braço abertos para te receber e vai ajudar-te em tudo aquilo que precisas.
    Canhotas! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Soube bem ler palavras de alguém que percebe aquilo de que falo.
      Canhotas!

      Eliminar
  2. Também passei para os Caminheiros, com a diferença que comecei o meu percurso com (quase) dez anos, nos Exploradores. Tenho imensa pena de deixar a terceira secção, aliás, queria ficar mais um ano, mas sei que os quatro anos que me esperam na quarta vão ser repletos de muito boas experiências.

    Boa sorte para esta nova etapa da tua caminhada!

    Uma canhota,

    Maggy

    www.atemarteevoltar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adorei os Pioneiros, mas acho que me vou identificar mais com os Caminheiros, acho que tem mais a ver com a minha personalidade.
      Obrigada e igualmente!

      Uma canhota forte!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são