Avançar para o conteúdo principal

Algumas dicas... para reduzir o consumo de plástico


Olá, olá! Como estão?

Ultimamente, muito se tem falado sobre a urgente necessidade de reduzirmos (e, a longo prazo, eliminarmos) o consumo de plástico, um dos materiais que mais estão a poluir o nosso planeta. O plástico é produzido a partir do petróleo - um dos combustíveis fósseis mais poluentes e que, quando usado em demasia, não é reposto na natureza à escala da vida humana - e algumas centenas de anos a ser decomposto na natureza, sendo que, por exemplo, as garrafas de plástico demoram um tempo ainda indeterminado. Visto desta perspetiva, eu acho que é fácil percebermos porque é que temos, a todo o custo, de tentar reduzir a utilização (e, consequentemente, a produção) de plásticos, pois são altamente poluentes e nada rentáveis para a natureza em todos os aspetos.

Todos sabemos que há centenas de animais a morrer nos mares por causa dos plásticos, sabemos que os solos estão extremamente poluídos por plásticos não decompostos… Sabemos tudo isso, mas será que sabemos quais são algumas das medidas que podemos tomar para evitar ou reduzir esses efeitos? É sobre isso que hoje venho aqui falar. Trago-vos quatro dicas muito simples e acessíveis que podem contribuir para que vocês reduzam a quantidade de plástico que utilizam diariamente.


  • Quer a vossa motivação seja poupar 0,10€ por saco ou salvar o meio ambiente, acho que uma das coisas mais simples e importantes que podemos fazer é deixar de comprar sacos de plástico quando vamos às compras. Podemos reutilizar sacos que tenhamos em casa ou comprar antes daqueles de pano que, além de terem uma maior durabilidade, são amigos do ambiente.

  • A água é um bem essencial à nossa sobrevivência, mas já pensaram na quantidade de plástico que é usado em garrafas de água? É assustador pensar! Por isso, a minha dica é que não usem garrafas de plástico descartáveis, optem por aquelas tipo da Tupperware (que são mais duradouras) ou de vidro. Além disto, evitem ao máximo usar louça descartável. Sim, eu sei que em ocasiões em que há muita gente é muito mais rápido e fácil usar louça de plástico, mas também é muito mais prejudicial para o ambiente. Hoje em dia já quase toda a gente tem máquinas de lavar a louça, por isso não custa nada usarmos coisas de vidro que podem ser lavadas com facilidade.

  • Quando vão às compras, evitem ao máximo comprar coisas que venham embaladas em plástico. Se puderem trazer antes coisas que estejam embrulhadas em papel ou se tiverem opção de as trazer sem serem embaladas, considerem essas outras opções mais ecológicas.

  • Não usem palhinhas! Nós nem temos bem a noção do quão poluentes são as palhinhas que usamos para beber os sumos ou os leites. A sério, quer o plástico exterior quer a palhinha em si são dos resíduos mais abundantes de encontrar no mar, nas praias, no chão… É terrível! Outra ação estupidamente poluente de que nós nem temos bem consciência é o uso de cotonetes e o facto de os deitarmos na sanita. Tudo o que deitamos pela sanita acaba por ir parar ao oceano e a parte de plástico dos cotonetes é uma das coisas mais frequentes de se apanhar nas praias.


Como podem ver, são pequenas atitudes que podemos tomar sem modificar drasticamente o nosso quotidiano. Reduzir o plástico é pensar em nós, no futuro do nosso planeta e das gerações vindouras. E, se queremos mudar o mundo, que tal começarmos por mudar os nossos próprios hábitos?

Espero que tenham gostado deste post e caso tenham outras dicas de formas de reduzir o consumo de plástico estejam à vontade para as partilhar porque serão muito úteis para todos os que as lerem!

Beijinhos,



Comentários

  1. Gostei imenso deste post! Tal como tu tenho uma preocupação imensa pelo nosso planeta e gerações futuras e tento todos os dias implementar medidas mais sustentáveis e ecológicas. Tenho alguns posts sobre o assunto no blog e também tenho um projeto! Caso tenhas curiosidade passa por lá :) Continua a partilhar que é possível e continua a agir!! Que é o mais importante!!!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que com força de vontade tudo é possível! O Mundo é do interesse de todos nós portanto temos todos de nós de ter consciência ambiental e fazer a nossa parte.
      Muito obrigada e um beijinho grande!

      Eliminar
  2. Então só te posso desejar muita sorte! Alguma coisa que precises podes falar comigo, estás há vontade!
    É tão importante começar a reduzir o plástico! Ótimas dicas :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso deste tipo de posts sobre a sensibilização! Eu não entendo como há pessoas que metem tudo e mais alguma coisa pela sanita abaixo, especialmente os cotonetes que não são filtrado e realmente acabam no mar...
    No início do ano adquiri uma garrafa da Tupperware e acho que nunca mais comprei uma única garrafa haha

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de hábito e de consciencialização. Muito obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei ler este post porque, tal como tu, tenho uma preocupação muito grande pelo planeta e a sustentabilidade do mesmo e tem sido uma temática pela qual tenho ganho cada vez mais interesse!
    Já coloco estas dicas em prática e com o passar do tempo torna-se rotineiro andar com sacos reutilizáveis, garrafas de vidro e dizer para não porem palhinha na bebida. Inclusive comprei uns sacos de pano para fazer as compras de frutas e legumes, tal é a quantidade de plástico que se gasta com os mesmos.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade... Esses hábitos acabam por se tornar rotinas.
      Muito obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  5. Curiosamente, já ponho todas estas dicas em prática. Mesmo assim, gostei muito de ler este artigo e acho que faz parte de uma temática que deverias abordar mais vezes. :)

    Um beijinho, Nenês. <3

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! De facto é necessário começarmos a reduzir todo o lixo à nossa volta, porque a quantidade que produzimos é ridícula tendo em conta que usamos por exemplo uma palhinha durante 5 minutos e depois demora 500 anos a desfazer-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Acho que o problema todo começa no facto de a maioria das pessoas estar mal informada ou não ter consciência da gravidade da situação.
      Muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são