Avançar para o conteúdo principal

Obrigada, Escolíadas!

No passado dia 19 de maio chegou ao fim uma das experiências mais gratificantes e fantásticas não só deste ano letivo como do meu secundário inteiro. Uma experiência que fez parte dos três anos, ainda que de formas diferentes, e que marcou o meu secundário de uma forma extremamente positiva.

Penso que já por algumas vezes que já mencionei aqui o projeto Escolíadas. As Escolíadas são um concurso interescolas que ocorre entre os distritos de Coimbra, Aveiro e Viseu e que visa promover as diversas vertentes das artes: a música e/ou dança, o teatro, as artes plásticas e que inclui também uma claque, que deve apoiar as provas de palco e demonstrar o seu próprio trabalho. Durante estes três anos, eu tive o privilégio de participar neste projeto pela minha escola e de integrar a claque.


Antes mesmo de começar o 10ºano, eu sabia que queria participar nas Escolíadas pela claque. A minha irmã já tinha tido essa experiência e sabia por vários relatos o quão incrível era. Por isso, assim que pude, "meti-me" neste projeto. É claro que, inicialmente, não conhecia ninguém. Caí ali de paraquedas e tive de me aguentar. Sempre fiz tudo o que me foi pedido, dediquei-me a 100% àquele projeto e fui ganhando um enorme amor não só à escola como a todo o espírito que este projeto desperta nos seus participantes. Fui conhecendo pessoas fantásticas, fazendo amizades incriveis e fui-me sentindo mais à vontade. Tive um enorme voto de confiança da parte dos chefes de claque que acharam que eu era a pessoa certa para dar a cara pela claque, ocupando um lugar na primeira fila. Com o meu coração cheio, dei tudo de mim a representar a escola e permanecem ainda hoje as boas memórias daquela mistura toda de sentimentos.




No 11ºano, como seria de esperar, a minha presença na claque não faltou. Tinha gostado tanto do meu primeiro ano, que sabia que tinha de repetir. Desta vez, já me sentia mais confiante, conhecia mais pessoa e estava sem dúvida mais à vontade para ajudar e colaborar em tudo aquilo que fosse necessário. Pisar aquele palco pelo segundo ano consecutivo fez-me ter a certeza que a decisão mais correta que alguma vez tinha tomado era ter escolhido aquela escola e ter abraçado o projeto Escolíadas.




Por fim, este ano, eu tive o enorme privilégio de ser chefe de claque. Foi algo que me incutiu uma enorme responsabilidade, que me obrigou a ter uma noção diferente das coisas e que me obrigou a adotar uma outra postura. Agora estava eu ao comando e tinha de dar o meu melhor para não desiludir ninguém. "Matei-me" a trabalhar, mesmo que nem toda a gente tenha noção disso e do quão complicado e exigente é assumir este cargo. Esforcei-me muito e tentei dar aos elementos da claque tudo aquilo que me tinham transmitido quando também eu era só mais um elemento. Tentei passar todo o meu amor pelo projeto e pela escola. Modéstia à parte, acho que consegui. Não fomos perfeitos enquanto claque, estivémos bem longe disso, mas criámos um espírito fantástico e divertimo-nos todos muito, que é aquilo que realmente conta.




Pelo terceiro ano consecutivo, não ganhámos. Não consegui proporcionar-lhes esse bom momento, mas acho que fui capaz de proporcionar bons momentos em cima daquele palco e que deixei o bichinho de voltar para o ano neles, tal como o deixaram em mim. Ficámos pela segunda fase do projeto, a Final (o projeto divide-se em 1ªsessão, final e finalíssima), com alguma tristeza e com a certeza de que podiamos ter feito melhor, mas trazemos o orgulho no peito de quem sabe que representou bem as cores que veste e de quem adora aquilo que faz.


Nos meus três anos, apesar de nunca ter ganho a Finalíssima, diverti-me imenso. Fiz muitos amigos, que espero levar para a vida, convivi com pessoas incriveis, pisei palcos maravilhosos, vivi momentos intensos e fui muito feliz. E é isso que levo deste projeto fantástico.

Se me custa pensar que, este ano, pisei pela última vez o palco das Escolíadas? Sim, claro que sim, mas sei que o meu tempo terminou e é altura de dar a vez a outros. Para o ano, estou do outro lado a apoiar com o mesmo espírito e o mesmo amor, apenas de uma forma diferente.

Obrigada, Escolíadas!


Se forem de algum dos distritos que eu mencionei acima, se a vossa escola participar neste projeto e se estiverem no secundário, não hesitem em fazer parte das Escolíadas, seja em que área for. É uma experiência fantástica, que vai marcar-vos para sempre e que vai contribuir muito para a vossa felicidade. No caso de quererem mais informações sobre o projeto, visitem a página oficial do Facebook ou perguntem-me.

Comentários

  1. Que fantástico post! Eu adorei!! <3
    Beijinhos ehe

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são