Avançar para o conteúdo principal

Prepara-te para os Exames | Colaboração com a Beatriz Matos


Olá! Em colaboração com a Beatriz Matos, do blogue Diamond, decidimos ambas falar de um assunto que, nestas alturas, muitos estudantes procuram: dicas e métodos de estudo para os exames. E como não queremos que nada te falte, esperamos que gostes destas dicas e que te sejam úteis.



Bem, como já sabem eu estou no décimo segundo ano – o meu último ano antes da universidade – e, por isso, tenho exames a fazer no final deste ano letivo. Normalmente, há dois exames obrigatórios no final do 12ºano no caso do meu percurso escolar (curso de Ciências e Tecnologias): o exame de Matemática A e de Português. Além destes dois exames obrigatórios, eu decidi aventurar-me a repetir os dois exames que fiz no 11ºano: Biologia e Geologia e Física e Química A, pois são os exames que necessitarei como provas de ingresso. Assim sendo, eu vou ter de me organizar bastante bem para conseguir estudar para todos os quatro exames de forma a conseguir alcançar os meus objetivos em cada um deles. Portanto, eu vou partilhar convosco algumas dicas que podem ser bastante úteis para vocês para estudarem para cada um destes exames, caso planeiem fazer/façam algum destes exames, futuramente.

Exame de Biologia e Geologia:

®     Uma das dicas mais importantes que eu posso dar para estudarem para o exame de B.G. (abreviadamente) é: façam os vossos próprios resumos. A matéria é muita, é muito teórica e, portanto, eu acho que fazer resumos é uma boa forma de nos ajudar a compreender melhor a matéria.

®     Não tentem memorizar conceitos, porque não vos vão servir para nada. O exame de B.G. centra-se muito em interpretação de textos e relação de matérias, por isso mais vale saberem interligar as coisas do que terem todos os conceitos decorados.

®     Resolvam muitos exames dos anos anteriores para se inteirarem da estrutura dos mesmos bem como dos critérios de correção. Praticar é a melhor forma de estarem bem preparados.



Física e Química A:
®     A maior e mais importante dica que vos dou para se prepararem devidamente para o exame de FQA é resolverem imensos exercícios. A teoria relativa a esta disciplina não é muita e é facilmente estudada com umas revisões rápidas, contudo é muito mais facilmente compreendida se for aplicada na prática. Resolvam todo o tipo de exercícios que encontrarem dos mais variados, pois só assim poderão ter feito uma boa abordagem a todos os conteúdos.

®     Nas informações relativas a este exame, tem lá o formulário que vos será disponibilizado. Enquanto estiverem a estudar e a resolver exames cinjam-se a esse formulário, pois são essas as únicas formas que não necessitam de decorar nem de deduzir.



Português:
Português é uma disciplina muito teórica e até subjetiva. No exame pode sair qualquer coisa, incluindo coisas que não estudaram ao pormenor nas aulas. Assim sendo, vou dar duas dicas que eu própria vou tentar seguir:
®     Estudem muito bem aquelas obras que deram e que podem sair, tentando prestar atenção a todos os pormenores e resolvam exercícios sobre essas obras que já tenham saído em exame (e não só).

®     Relativamente àquela parte da matéria em que pode sair qualquer autor e qualquer texto (como nos contos ou na poesia contemporânea, por exemplo), o melhor a fazer é mesmo fazer exercícios relativos a poemas de variados autores, nomeadamente, poemas que não tenham sido lecionados nas vossas aulas. Há milhentas coisas que podem sair, mas quanto mais praticarem mas bem preparados estarão.



Matemática A:
Apesar de ser a disciplina, destas quatro, que me deixa mais insegura, acho que é o exame para o qual é mais fácil de estudar. A única dica que tenho para vos dar e a mais importante de todas é:
®     Pratiquem todo o tipo de exercícios relativos às matérias que vão sair no exame. A teoria em Matemática só é estudada, compreendida e memorizada através da prática – não vale de nada sabermos todas as definições e fórmulas de cor se não soubermos como as aplicar na prática. Por isso, resolvam exercícios dos vossos manuais (mesmo que já tenham feito), de livros de preparação para exame, de exames de anos anteriores… Procurem exercícios e resolvam. É a melhor e mais eficaz dica que tenho para vos dar. 


Espero que este post vos tenha sido útil e que estejam todos motivados para alcançarem os vossos objetivos nos exames nacionais. Sem trabalho, nada se consegue, mas, se derem o vosso melhor, os vossos sonhos podem estar mais perto do que imaginam. O que é preciso é esforço, dedicação e persistência!
Beijinhos




P.S. – Passem pelo post da Beatriz e deixem lá os vossos comentários!

Comentários

  1. Olá desde já muito obrigada :) e muito boa sorte para os exames . Um brijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante das dicas. Vou pôr algunas (se não em todas) em prática. ��
    Beijinho.

    O meu blogue, "Apenas Francisca": https://apenasfrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Época de exames consegue ser mesmo um pesadelo!!!
    Beijinhos e boa sorte <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são