Avançar para o conteúdo principal

5 pequenas coisas que podes fazer para mudar o mundo | ACMA

Aproveito para fazer alguma publicidade e pedir-vos que passem por ESTE VÍDEO e que deixem lá o vosso gosto. O meu grupo está a participar no Yorn Dancers e só podemos ganhar com a vossa ajuda! Obrigada e beijinhos.


Olá, olá! Pois é, o ano é novo mas há projetos que merecem continuar a fazer parte da vida deste blogue de tão fantásticos que são. Assim, hoje é dia de publicação do ACMA e querem saber qual é o tema? O tema de janeiro é maneiras de mudar o mundo.

Todos sabemos que o mundo em que vivemos está longe de ser perfeito e isso só se deve às pessoas que o habitam que insistem em estragá-lo mesmo sabendo que é a nossa única casa. Contudo, tal como cada um de nós tem o poder de destruir o mundo, também temos o poder de o mudar e de o tornar num sítio melhor do que aquilo que encontrámos.

Assim sendo, hoje venho aqui falar-vos de cinco pequenas coisas que cada um pode fazer de modo a tornar este mundo num sítio um pouquinho melhor.



·         Ama-te e ama aqueles que te rodeiam.
Isto é realmente um pequeno gesto que pode fazer uma grande diferença. A partir do momento em que nos amamos, nós somos capazes de ver o nosso mundo de outra forma; a partir do momento em que damos amor aos outros, não só contribuímos para a nossa felicidade e para o nosso bem-estar, como também para o do próximo. A mudança tem de começar em cada um de nós.

·         Sê solidário.
Ser solidário nem sempre significa dar uma grande quantia de dinheiro ou de bens a alguma instituição. Por vezes, ser solidário é ajudarmos aqueles que estão mesmo ao nosso lado e que, por vezes, nós nem percebemos que necessitam de ajuda. Um abraço, um sorriso, uma palavra de conforto, um almoço, um jantar… Essas pequenas coisas podem ser atos de solidariedade e, por vezes, são o suficiente para melhorar o dia de alguém.

·         Sê tolerante.
Um dos grandes problemas do nosso mundo é a falta de tolerância. É óbvio que não devemos tolerar tudo, porque tudo tem limites e não há como tolerar o que não é tolerável, mas devemos ser recetivos com coisas que saiam da nossa zona de conforto. Devemos aceitar pessoas que, aparentemente, são diferentes de nós, que têm culturas ou religiões distintas. Devemos aceitar a diferença ou, pelo menos, tolerá-la para que o mundo seja um sítio menos maldoso.

·         Se puderes, faz voluntariado.
Há quem encare voluntariado como solidariedade, mas eu resolvi separar porque acho que o voluntariado tem duas vertentes diferentes e que ambas podem contribuir para mudar o mundo. Como falei no primeiro ponto, a mudança deve começar em cada um de nós e o voluntariado é uma daquelas coisas que nos desafia, que nos tira da nossa zona de conforto. Essa mudança faz-nos ser pessoas melhores, com toda a certeza. Por outro lado, o voluntariado é uma ótima forma de ajudarmos pessoas que realmente necessitam e com que, provavelmente, nunca teríamos possibilidade de contactar doutra forma. Sermos voluntários, no que quer que seja, pode proporcionar uma felicidade muito grande a pessoas que necessitam de um sorriso, de uma palavra amiga ou de um dia feliz. Por isso, se poderem e quiserem tornar o mundo num sítio melhor, procurem fazer voluntariado.

·         Procura informar-te.
Eu sei que isto é super vago, mas eu passo a explicar: procurem informar-se sobre o que se passa no nosso planeta e sobre pequenas mudanças que podem fazer na vossa vida e no vosso quotidiano para ajudarem o mundo. Vão a palestras sobre o ambiente, sobre a sociedade, sobre política… Pessoas informadas e cultas procuram sempre melhorar o mundo e torná-lo num sítio melhor para se viver.


É claro que há muito mais coisas mais específicas que cada um de nós pode fazer para contribuir para a mudança do mundo: reciclar, evitar deitar lixo no chão, andar mais a pé ou de bicicleta… Mas todas essas coisas são mais óbvias e são aquelas de que toda a gente ouve falar. Há coisas pequeninas que são igualmente importantes e das quais não nos devemos esquecer.

Espero que tenham gostado deste post!

Beijinhos!



Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir página do ACMA no facebook e a Revista.



Comentários

  1. Inês, gostei muito da tua partilha.
    Eu acrescentava no Voluntariado, que aquele, que dá do seu tempo, das suas capacidades... a quem precisa, acaba por receber muito mais em troca, mesmo que isso não seja o objectivo, nem seja visível. Fiz vários tipos de voluntariado (missão em Angola, visitas no IPO, venda para angariação de fundos da Liga Contra a Sida...) e aquilo que sentia, e ainda sinto quando recordo, é o coração cheio, com o qual regressava a casa.
    E já reparaste que se levarmos a cabo a tua primeira sugestão, todas as outras acabam por vir por acréscimo!? Quem se ama e ama o outro, é solidário, respeitador, voluntário, cuidadoso...
    Tem um óptimo dia... repleto de amor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Amarmo-nos e amarmos o próximo é o básico para termos uma vida boa e para podermos mudar o mundo que nos rodeia.
      Muito obrigada pelo teu comentário, do fundo do meu coração!

      Beijinhos muito grandes!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são