Avançar para o conteúdo principal

Primeira Impressão sobre o Secundário


Olá, dreamers!


O meu primeiro ano no ensino secundário começou há um precisamente mês atrás e eu achei que era uma boa altura para fazer uma espécie de balanço e de primeira impressão acerca desta nova fase e do curso em que estou – Ciências e Tecnologias.

Agora, depois de um mês de aulas, penso que posso dizer que me começo a adaptar, mas não foi fácil. Não digo isto em termos de turma e de escola em si, porque tive sorte com a minha turma e fui muito bem recebida na turma e na escola, mas sim porque há uma enorme diferença entre o básico e o secundário.

Nunca na minha vida de estudante, que já conta com nove anos, eu tinha começado a estudar na minha primeira semana de aulas. E este ano lá teve de ser. Se se quer manter a matéria em dia, há que estudar todos os dias. É verdade que às nove da noite já se tem vontade de ir para a cama, porque o dia parece sempre que nunca mais termina e tem dias que temos tanta coisa para fazer que um dia com 25 horas era o ideal. É cansativo, sobretudo porque o curso é complexo e exigente. Contudo, eu penso que se é isto que queremos e que gostamos, isso não é um problema. Só há uma coisa que temos de ter na nossa cabeça: temos de trabalhar e esforçarmo-nos muito, porque de outro modo não vamos a lado nenhum. As pessoas fazem sempre do curso de Ciências um bicho-de-sete-cabeças. Digo-vos: é difícil, sim, mas não é uma coisa do outro mundo. Temos de ser organizados e de termos capacidade de adaptação a novos ritmos e métodos de trabalho.



Quanto à escola em si, estou a adorar. Eu já conhecia a escola, muitos dos professores e funcionários, bem como muitos elementos da minha turma, e isso é um ponto muito positivo. Tive ainda o privilégio de estar, de algum modo, envolvida na campanha para a associação de estudantes e diverti-me imenso.


Por isso, resumidamente, tenho a dizer que o secundário não é assim tão mau. É um bocadinho mais exigente, é certo, mas não é uma diferença demasiado abismal do ensino básico. Há que se ter objetivos, perspetivas de futuro e motivação, porque isso é já meio caminho andado para trabalharmos e darmos sempre o nosso melhor. 

E vocês? Como se estão a dar neste novo ano letivo?


Comentários

  1. Eu adorei o meu secundário, foi das melhores alturas da minha vida até agora. eu e as minhas amigas éramos tipo aquele grupo popular dos filmes de adolescentes (mas não éramos más, apenas nos metíamos em tudo e em todas as atividades) e ainda hoje, o meu irmão é conhecido como o "irmão da Fadista" (que por vezes até pode ser mau). Também cursei Ciências e Tecnologias e a diferença que eu e as minhas amigas notámos mais (estamos juntas desde o 5º ano) foi no 11º. A sério, para mim foi o ano mais trabalhoso mas com esforço tudo se consegue.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero fazer do meu secundário algo memorável, também. Acho que é uma oportunidade de nos divertirmos e é das melhores fases da nossa vida, sobretudo antes de nos tornarmos "adultas". Acabei de entrar para as Escolíadas porque eu quero mesmo viver tudo isto do secundário e acho que uma boa forma é estarmos envolvidos em tanto quanto possível.
      Sim, o curso é trabalhoso e acredito que o 11º seja ainda pior, mas como tu disseste e muito bem "com esforço tudo se consegue".

      Muito obrigada pelo teu comentário,
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Identifiquei-me com tudo o que escreveste! Gostei muito! :)
    Beijinhos! <3

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    O teu Blog é muito fofo. Passei a seguir aqui e nas restantes redes sociais :) *
    Fiquei com uma curiosidade: como é que conseguiste pôr aquele design nas redes sociais? :$ (não sei se me podes revelar, mas tentei). Se puderes responde no meu blog. Obrigada!
    FACEBOOK: Dá-me uma oportunidade
    BLOG: Maffalda da Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mafalda!
      Muito obrigada, a sério! Fico muito feliz que tenhas gostado e que estejas a seguir! Vou segui-te também! :)
      Quanto a essa parte, não fui eu que a fiz, sendo-te muito sincera. Basicamente, tem a ver com HTML e eu não sou muito boa nisso. :/ Desculpa não te poder ajudar.

      Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são