Avançar para o conteúdo principal

Voluntariado - Sim ou... Sim?!



Ultimamente, foram algumas as ocasiões e disciplinas nas escolas que nos questionaram acerca de solidariedade e voluntariado. Desde já, acho que é um assunto bastante importante a ser tratado e isso leva-me a questionar-vos: Voluntariado – Sim ou… sim?!

Como devem ter reparado, logo pelo título do post, eu não coloquei a hipótese “não” e isso para mim tem uma explicação muito lógica. Para mim, acho que todos deveríamos ter, pelo menos, uma experiência de voluntariado na vida toda.

Falando um pouco de mim, fazer voluntariado é uma coisa que eu venho a querer à muito tempo, mas a idade tem sido uma barreira, uma vez que ainda sou menor e, geralmente, para fazermos voluntariado temos de ser maiores de dezoito. Contudo, planeio fazê-lo no futuro e gostaria de trabalhar com crianças carenciadas ou doentes. Acho que as minhas associações favoritas que fazem este tipo de trabalho são a UNICEF – que é bastante famosa e faz um trabalho esplêndido a nível mundial -, a Acreditar, que tem sedes espalhadas por quatro núcleos do pais (Porto, Coimbra, Lisboa e Funchal), e a Make-A-Wish, também bastante conhecida e que trabalha com crianças que são doentes oncológicas ou em fases terminais. Além destas, gostava também de poder ajudar sem-abrigo, pois não há nada que me doa mais ou que me faça mais confusão do que ver pessoas a dormirem na rua, cobertos por um cartão, sobretudo durante os invernos gelados.

Acho que a importância do voluntariado reside muito nos sentimentos e emoções que pode proporcionar não só Àqueles que são ajudados, mas também àqueles que ajudam. De certo que as pessoas que são ajudadas se sentirão bastante mais felizes, bastante mais amparadas por sentirem que há alguém que se preocupa com elas e com o seu bem-estar. Mas, além disso, eu acho que os voluntários também se sentem úteis, sentem que têm um papel no mundo e que podem ajudar alguém – e essa é a maior recompensa que podemos receber. O facto de não sermos remunerados monetariamente pelo voluntariado, não quer dizer que não recebamos nada. Pelo contrário, há uma enorme partilha de emoções e sentimentos, e acho que sentirmos que fomos úteis, que melhorámos a vida de alguém, nem que seja só por algumas horas, é uma boa remuneração.

Estás nas mãos de cada um de nós tornar este mundo num sitio melhor, por isso todos devíamos pensar em contribuir um pouco para o fazermos.


“Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou.” (Robert Baden-Powell)



E vocês? Já fizeram voluntariado ou tencionam fazer? Contem-me tudo!

Comentários

  1. Adorei a maneira como vês o voluntariado e o facto de teres escolhido a UNICEF e a Make-A-Wish como favoritas!
    Podes ser menor de idade, mas acredito que quando deixares de o ser, vais fazer grandes coisas neste mundo.

    Beijinho grande e continua assim!

    Midnight Hazel

    ResponderEliminar
  2. Olá olá :)
    Eu dei aulas durante 2 anos em regime de voluntariado e depois surgiu um contrato de 13 meses :)

    Beijinho beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sim e sim! E a frase de Robert Baden-Powell é tão certeira!

    Visita e segue o meu blog, já estou a seguir o teu!
    Beijinhos
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são