Avançar para o conteúdo principal

Mito vs. Realidade

Olá, olá! Como estão, dreamers?

Estava a passear pelo Pinterest quando me deparei com uma série de factos que todos assumimos como reais e que, na verdade, não passam de mitos. Assim, resolvi que iria partilhá-los convosco porque realmente achei muito curioso por serem coisas da cultura geral que todos tomamos como sendo verdade. Vamos a isto?


1ºMito: O Walt Disney foi a primeira pessoa a desenhar o Mickey. 
Realidade: O Mickey foi desenhado pelo chefe de animação da empresa, Ub Iwerks.


2ºMito: Vincent Van Gogh cortou a sua própria orelha.
Realidade: Van Gogh apenas cortou a ponta do lóbulo da sua orelha.


3ºMito: Napoleão era muito pequeno.
Realidade: O imperador francês, Napoleão Bonaparte, media cerca de 1,70m.


4ºMito: Fernão de Magalhães foi a primeira pessoa a dar a volta à Terra de barco.
Realidade: Fernão de Magalhães morreu a meio da viagem.


5ºMito: A Cleópatra era do Egipto.
Realidade: Os ancestrais da Cleópatra eram gregos.


6ºMito: Albert Einstein era um mau aluno na escola.
Realidade: Einstein era excelente nas aulas de Ciências.


7ºMito: Thomas Edison inventou a lâmpada.
Realidade: Edison apenas inventou um método que mantém as lâmpadas constantemente ligadas.


8ºMito: Isaac Newton descobriu a gravidade quando uma maçã caiu na sua cabeça.
Realidade: A queda de uma maçã no chão ajudou Newton a perceber a gravidade.



Digam lá se, tal como eu, não ficaram bastante surpreendidos perante todas estas verdades que tomávamos como garantidas e que não passam de mitos da cultura popular? É realmente curioso como a cultura popular é tão importante nos nossos dias mas nem sempre corresponde à realidade.

Espero que tenham gostado deste post! Até breve!



Comentários

  1. Olá Inês, muito interessante, de facto. Muitas vezes, tomamos coisas como certas que não passam de meros mitos. Considero, que em muitos casos práticos da vida, somos "preguiçosos" em procurar a verdade ou clarificar se algo é ou não assim. Parabéns pelo artigo! Beijo do #MVaidoso www.blogmvaidoso.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade! Simplesmente aceitamos as coisas como elas nos são ditas e não procuramos perceber o quão verdade é.
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

      Eliminar
  2. Olá :)
    Claro que muitas das coisas que disseste conhecia apenas os mitos e não a realidade. Interessante como nos prendemos pelos mitos e não pesquisar a razão das coisas.
    Um beijinho


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post, foi uma excelente ideia.
    Confesso que alguns dos mitos já tinha a noção por exemplo o do Tom Edison, no entanto o do Van Gogh não sabia e adoro-o. Mas queria só dizer uma coisa acho que no caso do Einstein as pessoas diziam que ele era mau a matemática, porque como já sabia não se esforçava. Mas não sei se é verdade e agora fiquei com essa dúvida, será que também é um mito??
    Ohh well, este post foi muito giro devias de fazer mais ��

    Beijinhos,

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não sei.. Eu acho que aquele que partilhei aqui tem a ver com o facto de dizerem que ele era um aluno mau e rebelde na escola e a verdade é que não o era a todas as disciplinas. Mas quanto à questão da matemática, não sei...
      Muito obrigada, do fundo do coração! Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são