Avançar para o conteúdo principal

Algumas dicas... para ter um estilo de vida mais saudável

Hello!

Cada vez surgem casos de pessoas com problemas de peso e com problemas de saúde bastante graves que derivam de uma má alimentação ou de um estilo de vida muito pouco saudável. Assim sendo, e porque eu não sou exemplo para ninguém no que toca a este tema, eu resolvi fazer as minhas pesquisas e compilei um conjunto de dez dicas que encontrei e que eu própria vou tentar por em prática. Vamos a isso?


1.       Aumentem o consumo de água.
Eu sinto-me culpada quanto a este tópico: não bebo tanta água quanto necessito e quanto gostaria. No máximo, devo beber meio litro de água por dia, o que é muitíssimo pouco, tendo em conta que devemos beber cerca de dois litros de água por dia. Mantermo-nos hidratados é fundamental, especialmente nesta altura do verão, visto que deixa a nossa pele mais saudável.

2.       Tomem sempre o pequeno-almoço.
Saltar uma refeição de tão grande importância como o pequeno-almoço é tudo menos saudável. São os nutrientes que ingerimos no pequeno-almoço que fornecem energia ao nosso corpo para começar o dia, depois de termos estado oito horas (ou mais) em jejum, durante o sono. Fruta ao pequeno-almoço é uma ótima opção, visto que é a altura em que os nutrientes destes alimentos são mais bem aproveitados.

3.       Pratiquem exercício físico de forma regular.
O exercício físico é fundamental para nos manter sãos, porque um corpo saudável ajuda sempre a que nos sintamos bem também psicologicamente. Uma simples caminhada diária pode ajudar-nos a melhorar o nosso estado de espírito e evita doenças cardíacas. Além das caminhadas, há sempre os ginásios e as aulas de grupo.
Evitar passar muito tempo sentado, também é uma boa forma de mantermos o nosso corpo ativo (mas só por si não chega, como é óbvio).

4.       Durmam bem.
Uma boa noite de sono é essencial para que o nosso corpo esteja bem e, consequentemente, também a nossa mente. É fundamental que o nosso corpo descanse durante a noite para repor todas as energias gastas durante o dia. Para os adultos, o número de horas de sono deve ser entre 7 a 8 horas (por noite).

5.       Façam 5 a 6 refeições por dia.
É muito importante controlarmos o número de refeições que fazermos por dia e não saltarmos nenhuma, tentando criar uma rotina no nosso organismo para que este funcione melhor e não sintamos sensação de fome. Se habituarmos o nosso corpo a comer sempre às mesmas horas, todos os dias, e o mesmo número de vezes, ele só vai pedir comida nessas horas, evitando refeições extra que, na maioria da vezes, não são muito saudáveis.

6.       Evitem fritos.
Alimentos fritos contêm muito mais gordura e, portanto, são muito menos saudáveis que alimentos cozidos ou grelhados. Assim, fritos devem ser comidos em pouca quantidade ou, se possível, não ingeridos de todo.

7.       Durante o almoço ou o jantar, dividam o vosso prato corretamente.
Ou seja, na altura de tirarem a comida para o vosso prato, tenham atenção nas proporções. Devem dividir o vosso prato a meio e preencher uma das metades com vegetais; a outra metade, por sua vez, deve ser de novo dividida a meio, sendo colocado numa dessas metades a proteína (carne ou peixe) e noutra metade os hidratos de carbono (arroz, massa, batata).

8.       Comam carnes brancas.
Carnes como frango ou peru, as ditas carnes brancas, ou peixe são mais saudáveis pois possuem menores índices de gordura.

9.       Evitem refrigerantes.

Refrigerantes e sumos que não sejam naturais não são coisas lá muito saudáveis e quanto mais os pudermos evitar, melhor é para nós. Refrigerantes e sumos podem provocar diabetes, aumento da pressão arterial e podem levar à obesidade.

10.   Last but not least… Evitem açúcar e alimentos açucarados.
Este é provavelmente o meu maior erro – eu adoro doces e chocolates. Estes alimentos estão cheios de açúcar (e de outras porcarias) e quanto mais longe deles nos mantivermos, melhor é para a nossa saúde. Tentem ao máximo substituir o açúcar por adoçante ou então comer os alimentos de forma natural, sem adicionar açúcares ou outras coisas – mais tarde ou mais cedo, as vossas papilas gustativas vão habituar-se.

Pronto, e foram estas as dicas que eu considerei mais importantes e que resolvi partilhar convosco. Prometo que vou tentar segui-las ao máximo! E vocês? Têm algumas dicas para terem uma vida mais saudável? Contem-me tudo nos comentários!

Beijinhos

Comentários

  1. Excelentes dicas! Confesso que também não bebe tanta água como devia, mas é um trabalho em progresso.

    Beijinhos,
    AMOR'A SARA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com o tempo acredito que nós as duas vamos lá! Ahah :)
      Muito obrigada, querida :) Beijinho

      Eliminar
  2. São óptimas dicas adorei.
    Vai dar super jeito para a minha dieta haha


    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas :). Orgulho-me de já as cumprir a todas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas! Tento segui-las sempre! Ando num ginásio e sempre que posso vou, tento fazer uma alimentação correta mas só me falta mesmo é beber mais água haha :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que, apesar de praticar dança e ter educação fisica na escola, sou muito preguiçosa no que toca a exercício físico ahah!
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  5. Boas dicas. :)

    http://bloomblogue.blogspot.com/2017/07/ha-dois-meses-nasceu-o-bloom-sorteio-e.html (Está a decorrer um sorteio no meu blogue.)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são