Avançar para o conteúdo principal

Verdade ou mito?


A nossa sociedade está cada vez mais cheia de mitos que, por mais cultura que as pessoas tenham, permanecem inquestionáveis - mitos esses que têm vindo a ser cultivados desde há muitas gerações. A verdade é que há mitos que até estão certos, mas há muitos que são um erro tremendo e os quais é necessário esclarecer. Selecionei, assim, cinco mitos que são, na verdade, mentira. Vamos descobrir quais são?



1ºMito: Beber álcool faz-nos deixar de ter frio.
Mentira! Na verdade, o álcool faz a temperatura do nosso corpo diminuir, mas temos a sensação de calor porque o fluxo de sangue atinge a superfície da pele e os nervos sensoriais, dando-nos uma errada sensação de calor. 

2ºMito: O leite é a maior fonte de cálcio.
Mais uma vez... Falso! Os vegetais têm mais cálcio que o leite e, na ingestão destes, o cálcio é mais bem absorvido do que no leite,

3ºMito: A maçã ajuda a combater a fome.
Mito!! A acidez da maçã faz com que haja produção de suco gástrico, que faz com que a digestão seja mais rápida, fazendo-nos ficar mais rapidamente com fome. 

4ºMito: O microondas é prejudicial para a nossa saúde.
Mais um mito que não passa disso: de um mito. O microondas emite radiação eletromagnética para aquecer a comida, mas que não passa para o exterior e, portanto, não faz mal estarmos junto deste equipamento enquanto aquecemos a comida. 

5ºMito: O café faz mal à saúde.
Last but not least... Mentira! Se o café for bebido de forma moderada (máximo de 3 chávenas por dia), pode tornar uma alimentação saudável e equilibrada dado que combate o cansaço e melhora o desempenho mental - isto, obviamente, em pessoas que não tenham insónias ou arritmias cardíacas. 

E pronto... Foi isto! Eu própria fiquei a descobrir coisas sobre as quais tinha apenas uma vaga ideia. Conhecem mais algum mito que seja mentira e acerca do qual a maioria das pessoas desconheça a realidade? Falem comigo na caixa de comentários!

Beijinho!
Dreamcatcher


Comentários

Mensagens populares deste blogue

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena...

Top 3 dos Filmes de Janeiro

Olá, olá, dreamers ! Tudo bem? Fevereiro já começou há quatro dias e, embora com alguns dias de atraso, o post  que vos trago hoje é uma espécie de balanço do mês de janeiro. Um dos meus objetivos para este ano é ver mais filmes e ler mais livros e, uma vez que estive todo o mês de janeiro em casa, decidi dedicar-me bastante a isso durante este mês que passou. Assim, de entre todos os filmes que vi, decidi fazer um top 3 com os meus favoritos para partilhar convosco. Digo desde já que foi uma escolha difícil e, no final do post , irei mencionar mais alguns de que gostei muito.  Quero só fazer uma pequena ressalva para dizer que a disputa entre o primeiro e o segundo lugar foi muito renhida e que não estou 100% certa desta ordem, porque gosto imenso de ambos os filmes. Como são filmes muito diferentes, para mim é difícil estabelecer qual dos dois gostei mais, mas pronto... Lá teve de ser.  1ºlugar: A Star Is Born Este remake  de uma trágica histó...

4 coisas a não esquecer no 1ºdia de aulas

O mês de setembro já chegou e traz com ele o tão famoso regresso às aulas. Chega a altura de começar a comprar material escolar, de preparar tudo para o começo de um novo ano letivo e de começar a criar expetativas para o mesmo. Assim, começa hoje a série do blogue de Regresso às Aulas - 2019 . Vai contar com três posts, nos quais vou tentar abordar temas diferentes daqueles que são habitualmente abordados neste tipo de séries e daqueles que eu própria já fui abordando. (Se quiserem espreitar os posts  dos outros anos, basta acederem à etiqueta "Regresso às Aulas".) E sobre o que é que vos vou falar hoje? Vou relembrar-vos de  quatro coisas essenciais no primeiro dia de aulas , que não podem mesmo esquecer-se. Contudo - e agora aqui vem o grande plot twist deste post  -, as "coisas" de que hoje aqui vou falar não são propriamente "coisas". Vou partilhar convosco uma espécie de quatro "ingredientes" que são fundamentais vocês levarem no p...