Olá, dreamers!
Como sabem (acho eu),
iniciei este ano uma nova fase da minha vida escolar e tenho constatado que há
uma diferença abismal entre o ensino básico e o ensino secundário. Essa enorme
diferença fez-me ter de adaptar novos métodos de organização e retomar alguns
que já usava. Como, para mim, esses métodos têm sido uma boa ajuda e como há
imensa gente que tem dificuldade em arranjar formas de organizar o seu estudo e
as suas atividades, resolvi partilhar esses métodos convosco.
1-
Um método que já uso há uns anos é ter uma agenda
escolar. Parecendo que não, é uma grande ajuda ter os nossos dias planeados
e, por exemplo, no início da semana podermos dar uma olhadela para toda a
semana e ver o que temos já programado, para organizarmos o nosso tempo de modo
a termos tempo para fazer tudo.
2-
Este método que vos vou falar também é algo
que já uso desde que entrei no ensino básico e que acaba por ser um pouco um
complemento da agenda, que é um calendário de testes. Podem pendurar
este calendário numa das paredes do vosso escritório, de modo a que possam
ter sempre uma ideia de qual é o próximo teste que vão ter e antecipar, assim,
o vosso estudo.
3-
O método de que vos vou falar agora foi algo
que só adotei este ano, mas que me tem dado uma grande ajuda. É uma folhinha
onde aponto todos os dias os trabalhos de casa ou os outros trabalhos que tenha
para fazer. Como, muitas vezes, os trabalhos de casa não são para o dia
seguinte, não os faço logo e, assim, é uma forma de saber sempre o que já
fiz ou o que ainda tenho para fazer e para quando.
4-
Por fim, eu comecei também, este ano, a usar
um método de que já tinha ouvido muita gente a falar, mas que nunca tinha posto
em prática e que resulta mesmo. No inicio de cada semana, faço uma to-do list à qual vou
acrescentando as coisas que tenha de fazer e todos os dias a consulto para
fazer check no que já fiz e ver o que
tenho de fazer a seguir. Este método é útil porque vos ajuda a ter uma
perceção do que têm de fazer nesse dia, ou nessa semana, mais ao pormenor,
orientando-vos sobre o que precisam de fazer na hora ou deixar para o dia
seguinte.
E pronto, estas foram as minhas
dicas. Espero que vos sejam úteis, caso não usem estes métodos. Contem-me nos
comentários se têm mais truques de organização que sejam eficazes convosco –
pode ser que me ajudem também.
Beijinhos
P.S. – E post-it’s! São uma ótima ajuda para nos lembrar de coisas
importantes que temos de rever ou fazer! Usem imensos, como eu!
Gostei muito do post! Métodos parecidos com os meus... :)
ResponderEliminarBeijinhos, ó "to-do lists"... 😜😁
Muito obrigada!
ResponderEliminar