Avançar para o conteúdo principal

Por quê ser Escuteira?

Já falei aqui algumas vezes convosco sobre o facto de ser Escuteira e, inclusive, já fiz um post mais geral acerca do movimento Escutista. Contudo, o post de hoje é especial e traz cheiro a maresia com ele. Espero que gostem!

Sei que muita gente da minha idade, e não só, tem uma tendência para "gozar" com os Escuteiros e, sei igualmente, que a maioria das pessoas não têm a mínima noção do que é o Escutismo - acham que nós nos limitamos a ir a missa ao domingo, a fazer uns nós e a ajudar velhinhas a atravessar a estrada. Pois, não podiam estar mais enganados. O Escutismo é muito mais do que isso e hoje eu vou explicar-vos o por quê de eu ser Escuteira (com muito orgulho!).



As últimas semanas têm sido muito complicadas - tenho tido imensos treinos, porque tive uma competição na semana passada e vou ter outra para breve, que exigem bastante de mim fisicamente; tenho aulas quase todos os dias até às 18h; comecei a tirar a carta e, portanto, a tudo isto acrescem-se agora as aulas de código; todo o tempo que tenho livre, no meio de tudo isto, é usado para estudar. Basicamente, tenho andado a mil à hora, a tentar arranjar horas do dia suficientes para fazer tudo o que quero (o que não tem acontecido) e, portanto, tenho andado cansada e sem energia - aquele tipo de cansaço em que se adormece cansado e se volta a acordar ainda cansado. Por tudo isto, também tenho estado afastada do blogue. Mas avancemos em direção ao tema deste post...Todas estas minhas lamúrias servem para vos justificar o motivo pelo qual adoro o Escutismo. 

No meio de todo este cansaço e de 7 powerpoints de Anatomia para estudar para a frequência de quarta-feira, hoje tive um bivaque - uma atividade de um dia - com alguns elementos do meu clã (conjunto de Caminheiros, IV secção, de um mesmo agrupamento) e outro clã de outro agrupamento. Ora bem, é claro que eu pensei logo bem, mais um dia de estudo perdido, vou ficar com coisas em atraso - basicamente, comecei a stressar. Hoje de manhã, lá acordei cedo, e me preparei para uma atividade de um dia inteiro que nem sabia bem no que iria consistir, nem onde se iria desenrolar.

Logo que soube que o nosso destino seria a praia da Figueira da Foz soube que este dia tinha tudo para correr bem - sou uma apaixonada por praia e já há algum tempo que andava a "acusar" a vontade de ir ver o mar para acalmar o espírito. O objetivo do nosso dia era cumprir e trabalhar numa das etapas essenciais do Caminheirismo, que é o Serviço. Assim, fomos contribuir um pouco para deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos e fomos apanhar lixo na linha da praia. Ao fim do dia, conseguimos reunir todo este lixo de uma só praia (pequena e que nem se quer é vigiada em época balnear):

(Foto tirada pelo meu chefe)

O que eu pretendo com este post não é vangloriar-me daquilo que fizemos, porque não é esse o objetivo do Serviço e, além disso, este é um trabalho que todos nós devíamos fazer sempre que possível, para podermos contribuir para tornar o mundo em que todos vivemos melhor e mais ecológico. O que eu pretendo com isto é chegar ao grande busílis da questão: no meio de todo o stress e cansaço acumulado das últimas semanas, durante o dia de hoje, eu não pensei em absolutamente mais nada além daquilo que estava a fazer. Abstrai-me de todo o cansaço, de todas as preocupações, de todo o stress, de tudo aquilo que tenho para fazer e foquei-me só em viver aquele momento, rodeado pela Natureza, pelo som do mar e dos pássaros, com pessoas de quem gosto e com quem me identifico por partilharem os mesmos ideais que eu. Consegui ter um dia em que não pensei em mais nada, em que libertei a minha cabeça de tudo e espantei todas as más energias; senti-me útil para a comunidade e senti que estava a contribuir para mudar as coisas. Ao invés de me sentir ainda mais cansada do que já estava, sinto-me de energias renovadas, de cabeça limpa e preparada para enfrentar mais uma semana.

Este é o poder do Escutismo: fazer com que por uma hora, duas horas, um dia, um fim-de-semana, o que for, nós nos consigamos abstrair de todos os nossos problemas e consigamos sentir-nos bem a fazer algo que nos ensina alguma coisa de bom, que nos faz sentir úteis e que nos torna pessoas melhores. Ser Escuteiro é saber que o pouco que fazemos é apenas uma gota, sim, mas que se essa gotinha se juntar a mais umas quantas vai originar o oceano; é sabermos que podemos contribuir para alguma coisa de efetivamente útil e tirar proveito pessoal disso, sentindo-nos bem e em paz. É por isto que sou Escuteira e com muito orgulho em sê-lo.

Não estou aqui para convencer ninguém de nada, mas quis partilhar convosco este dia que me fez mais feliz e que me tirou vinte quilos dos ombros. Espero que tenham gostado deste post.

Tenham um bom resto de fim de semana e que a próxima semana vos corra bem!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são