Avançar para o conteúdo principal

Sex Education: 5 motivos para ver


Ultimamente, a Netflix tem dado cartas no que toca ao mundo dos filmes e das séries e, sinceramente, eu começo a tornar-me numa grande fã daquilo que têm feito. Assim, após ver o burburinho causado pela série nas redes sociais, eu decidi dar uma oportunidade a Sex Education. Confesso que a primeira impressão não foi a melhor. Logo aquela cena inicial - quem já viu, sabe do que falo - fez-me questionar se valeria a pena continuar a ver. O primeiro episódio não nos prende logo à série; aliás, as pessoas com quem eu já falei sobre a série concordam comigo quando lhes digo que não gostei do primeiro episódio e que considerei seriamente em não ver mais. Contudo, considero-me uma pessoa teimosa quer para o que é mau como para o que é bom, pelo que decidi dar uma nova oportunidade à série e continuar a vê-la até ao fim - afinal de contas, a primeira temporada (e única, até agora) tem apenas oito episódios que se vêem com relativa rapidez e facilidade por serem leves. 

Agora que terminei de ver todos os episódios, sei que a minha melhor escolha foi ser teimosa e ver tudo até ao fim. Segundo a minha perspetiva, há tanta coisa de interessante nesta série, tantas coisas sobre as quais podemos falar que vale realmente a pena vê-la, sejamos adolescentes no auge da puberdade ou não. Assim, em vez de fazer uma típica review, que podia acabar por revelar alguns spoilers, decidi enumerar cinco motivos pelos quais toda a gente deve ver Sex Education e partilhá-los aqui convosco. Espero que gostem!

1. Esta é a série que qualquer adolescente no auge da puberdade deve ver para entender todas as suas dúvidas. É perfeitamente normal que quando somos adolescentes tenhamos dúvidas sobre o nosso corpo, sobre a nossa sexualidade e que não compreendamos algumas coisas. Eu tenho 18 anos, a puberdade já me atingiu há uns bons anos, e ainda há muitas coisas sobre as quais tenho dúvidas - e, sinceramente, acho que esta série é muito boa para esclarecer algumas delas. 


2. Outro dos motivos que me fazem crer que é importantes vermos Sex Education é o facto de nos falar abertamente de alguns temas tabu e de os desmistificar. Sou da opinião que tememos tudo aquilo que desconhecemos e é por isso que alguns temas tabu fazem tanta impressão a algumas pessoas. Quando não compreendemos as coisas, temos tendência a evitá-las, a afastá-las do nosso pensamento e a fingir que não existem. Isso não é a realidade e esta série ajuda a desmistificar alguns tabus que já não o deviam ser.

3. Esta série reforça a ideia de que somos todos diferentes. Nem todos lidamos com a puberdade e as alterações que ela provoca em nós da mesma forma - e isso tem a ver com as nossas dúvidas e com os tabus que nos são impostos pela sociedade. Dando o exemplo da virgindade: para algumas pessoas, isso é um tema completamente tabu e/ou algo acerca do qual nos devemos envergonhar. Esta série faz-nos perceber que isso não está certo. Não tem mal em termos 16, 17, 18 anos e continuarmos a ser virgens, porque cada um de nós tem o seu tempo próprio e precisa que as coisas aconteçam a um determinado ritmo.


4. Sex Education vem reforçar a ideia do quão importante é aceitarmos quem somos e orgulharmo-nos do que somos, algo que eu acho que está personificado no Eric. Pegando no tópico anterior, somos todos pessoas muito diferentes - com visões diferentes acerca do mundo, com crenças diferentes, que vivem e sentem as coisas de forma diferente. Contudo, por vezes, a diferença não é bem aceite pelos outros nem por nós próprios, o que pode levar-nos a esconder a nossa verdadeira identidade. Tentando não dar muito spoiler mas pegando no exemplo do Eric, foi preciso ele passar por algumas situações mais complicadas que o fizeram refletir sobre quem era e o que queria, que ele percebeu que tinha de se orgulhar de quem era e que não tinha de ter medo de se mostrar ao mundo tal como era. Acho que esta série traz esse lado para os adolescentes, tentando mostrar que é normal que tenhamos inseguranças e medos, mas que devemos ter sempre orgulho em nós mesmos. 


5. Por fim, esta série não fala só do lado mais sexual da adolescência, mas traz-nos também o tema sensível do amor na adolescência, sobre como pode ser complicado vivê-lo. Percebemos que as relações na adolescência podem ser difíceis de gerir, pois ambas as partes estão no processo de descoberta de si mesmos, da sua sexualidade e de descoberta do outro. Toca-se também no ponto de como é lidar com um amor não correspondido e de como isso pode, de certo modo, afetar as nossas decisões e as nossas ações. Dentro do amor, e porque o amor pode tomar muitas formas, esta série toca também no ponto sensível que são as amizades e como é difícil tentar mantê-las quando há tantas coisas a acontecer na nossa vida. Percebemos que, por vezes, falhamos com os nossos amigos sem termos a consciência disso e do impacto que isso pode ter neles. Percebemos que amizades também implicam um grande esforço de ambas as partes e que o importante é que a comunicação exista e que ambas as partes consigam ser honestas. 




Resumidamente, o principal motivo pelo qual eu acho que todos devemos ver esta série é por que há muito que podemos aprender com o Otis e com a Maeve, com a Jean, com o Eric, com o Jackson, com o Adam, com a Ola e com as relações que se estabelecem entre eles. É claro que não deixa de ser uma simples série, mas talvez tenha mais contornos de realidade do que aquilo que nós pensamos.

E vocês, já viram Sex Education? O que acharam? Mais alguém a desesperar por uma segunda temporada, como eu?


Comentários

  1. Eu já vi! E gostei bastante!
    Tiras-me as palavras com os teus motivos para ver a serie! Concordo completamente

    ResponderEliminar
  2. Olá! 😄
    Eu acabei de ver a série na sexta-feira. Como tu, também não me agarrou logo no primeiro episódio (também não estava nada à espera de levar com aquela sex scene logo no início), mas admito que achei logo uma certa graça às personagens principais.
    Adorei esta tua publicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, exato, ninguém espera uma sex scene daquelas logo ali no início ahahah!
      Muito obrigada!

      Eliminar
  3. Ainda não vi a série, mas com certeza vai ser a próxima série que vou assistir! Gostei imenso do post!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️ ..

    Meu Blog: Resultado Capixaba Cap

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são