Avançar para o conteúdo principal

Também é preciso gostarmos da nossa personalidade


Nos últimos anos, tem-se tornado muito mais comum falar-se de amor-próprio, de autoconfiança, de autoestima… E ainda bem! Era um assunto que precisava de ser abordado porque, infelizmente, há muita gente que passa horrores porque não consegue aceitar-se tal como é e para que isso aconteça é preciso percorrer-se um longo caminho. O facto de estes temas se terem tornado mais banais fez com que as pessoas começassem a perceber a importância que tem amarmo-nos e também fez com que a nossa sociedade começasse a perceber que falta de autoconfiança e de amor-próprio eram (e são) a base de muitos problemas com que lidamos diariamente.

Agora que o amor-próprio deixou de ser tabu, que se começa a falar que temos de aceitar todos os corpos e de nos amar da forma que somos, eu acho que há uma coisinha que fica por falar no meio disto tudo. A falta de amor-próprio e de autoconfiança nem sempre advém do facto de não se gostar do aspeto exterior. Talvez venha também do facto de não sermos capazes de aceitar a nossa personalidade, de acharmos que os outros não gostam da pessoa que nós somos. E esse lado da moeda, eu acho que não é falado o suficiente.

Como todas as mulheres, tenho dias em que não me sinto tão bem com o meu corpo, em que acho que há coisas que tenho de mudar para ser capaz de me sentir bem e confortável. Contudo, apesar desses dias mais complicados, nunca me achei uma pessoa complexada com o corpo ou com falta de confiança por causa disso. Por outro lado, acho que a minha personalidade já me causou mais “desconforto” e mais falta de confiança. Penso demasiado sobre tudo, é assim que eu sou, e isso faz com que eu me questione demais sobre o que é que as pessoas pensam de mim e daquilo que eu realmente sou. Será que gostam da minha personalidade ou será que fingem apenas? Tem dias em que eu sou capaz de me pôr a analisar as minhas atitudes ao milésimo de segundo e a pensar que se calhar não devia ter dito isto ou aquilo porque x ou y não deve ter achado piada. Acho que também é este medo de que as pessoas não gostem da pessoa que eu realmente sou que me faz, por vezes, não ter tanto à vontade para meter conversa com as pessoas ou que me faz ser mais tímida nalguns momentos.



Isto é real, isto acontece e é preciso que seja falado também. Acho que não sou a única pessoa que se sente assim. Acho que há mais pessoas como eu. É ótimo que já se fale tão abertamente de aceitarmos o nosso aspeto exterior e isso é um enorme passo, mas… Vamos agora falar de aceitar personalidades? De como a personalidade de alguém e o medo de que não gostem dela condiciona alguns aspetos da vida dessa pessoa?




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5 coisas que me irritam

Olá, olá! Como está a ser esse início de um novo ano letivo, dreamers ? O meu está a ser muito preenchido, daí a minha pouca frequência por estes lados. Apesar do meu horário me dar algum tempo livre, estas duas semanas que passaram foram bastante ocupadas e a partir de agora não vai melhorar, porque vão começar a acumular as coisas para estudar e fazer. Seja como for, vou tentar aparecer por aqui com alguma regularidade, nem que seja com um post  por mês. No Instagram do blogue, vou tentar ser mais ativa e ir fazendo algumas publicações relacionadas com organização, dicas de estudo e assim. Parece-vos bem? Vamos agora passar ao que interessa! Todos nós temos uma "lista" de coisas que nos irritam profundamente, que causam aquela comichãozinha pelo corpo todo que nos entorpece e quase nos faz soltar uns belos palavrões em alto e bom som para todos ouvirem. Não neguem, todos já sentimos isso pelo menos uma vez.  Assim, no post  de hoje, eu partilho convosco o

1986 | Série da RTP

Já me questionei várias vezes e em diversas ocasiões sobre a época em que nasci, sobre as pessoas da minha geração e aquilo que temos em comum. Sempre que o faço concluo que devia ter nascido noutra época porque sei que penso de forma diferente da grande maioria das pessoas da minha idade. Não ouço a mesma música, não vejo os mesmos filmes nem séries, não desprezo o que é nacional, não abomino a escrita ou a leitura e até gosto de estudar, bem como não finjo ser o que não sou para agradar aos outros (apesar de às vezes achar que é melhor não dizer uma determinada coisa porque o meu ponto de vista não vai ser compreendido). Resumidamente, não estou a dizer que sou uma incompreendida – porque não sou – nem estou a dizer que sou uma alternativa – porque também não o sou – mas sei que sou um bocadinho diferente da generalidade da minha geração. Sempre gostei imenso de ler e de escrever, ouço quase todo o tipo de música e considero-me uma pessoa patriótica – e com isto não quero apena

"A Todos os Rapazes que Amei" | Review

Olá, olá! Adivinhem quem já está de férias? Exatamente, eu mesma! Por isso, podem-se preparar para que comecem a sair posts  com mais regularidade aqui pelo blogue. Durante o tempo de aulas é praticamente escusado tentar ler porque não consigo - não tenho praticamente tempo nenhum livre e, naquele que tenho, acabo por estar sempre tão cansada que não me apetece ler. Por isso, assim que entrei de férias, a primeira coisa que fiz foi colocar a leitura em dia. Acabei um livro que tinha pendurado há uns meses e iniciei A Todos os Rapazes que Amei , que estava pendurado na prateleira há uns meses à espera que eu lhe pegasse. Vamos lá começar esta review ? Ficha Técnica: Título:   A Todos os Rapazes que Amei (em inglês, To All The Boys I've Loved Before) Autora:  Jenny Han Género:  Romance Data de Lançamento:  Novembro de 2014 Sinopse: «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são